fbpx
Início > OAB nacional vai processar a entidade fascista Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil

OAB nacional vai processar a entidade fascista Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil

A entidade fascista ameaça processar qualquer cidadão que chamar Bolsonaro de genocida | Foto: CUT-DF

A OAB nacional está preparando documentação para processar a entidade fascista denominada de Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB), que é contrária ao debate político e ameaça qualquer cidadão que chamar o presidente Bolsonaro de genocida ou, ainda, que vier a fazer críticas aos seus filhos. A entidade fascista tem sede em João Pessoa (PB), mas no seu quadro de diretoria participa a advogada Cristina Pádua Ribeiro, com escritório no Bairro Muquiçaba, em Guarapari (ES).

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, informou em recente entrevista à imprensa que pedirá uma ação por imitação de sigla e marca. A OACB não tem registro de sites e utiliza as redes sociais para propagar suas ameaças. No seu perfil no Facebook, a entidade fascista listou um “decálogo”, onde expressa “pelo fim da urna eletrônica nas eleições”, “contra todo o tipo de socialismo e comunismo”, “pelo direito de autodefesa” e “pelo apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro”.

O presidente da OAB nacional ainda solicitou à sua entidade avaliar os advogados fascistas estão cometendo infração disciplinar. Em despacho, o corregedor nacional da OAB, Ary Raghiant Neto, já ordenou a abertura de um procedimento ético-disciplinar contra os advogados que integram a OACB. Recentemente viralizou na internet um cartaz da entidade extremista com ameaças aos cidadãos que expressarem sua indignação aos desmandos de Bolsonaro. A OAB não falou se os advogados fascistas poderão ter seu registro profissional cassado.

Ameaças ao cidadão

“Se você receber ou deparar com vídeos, fotos ou qualquer outro tipo de postagem ofensiva ao presidente Jair Bolsonaro, sua família e membros do seu governo, seja por parte de políticos, artistas, professores ou qualquer um do povo, envie o material. Sua privacidade será preservada. Vamos processar todos. Nossa equipe de advogados providenciará o devido encaminhamento da notícia crime e demais petições aos canais competentes. Vamos derrotar o mal”, diz a peça publicitária da entidade fascista.

O grupo foi criado em 2019, conforme mostra o cadastro nacional da pessoa jurídica. O grupo já tem uma diretoria executiva, composta por Geraldo José Barral Lima, presidente; João Alberto da Cunha Filho, vice-presidente; Antônio Barbosa de Araújo, secretário; José Vieira do Nascimento, tesoureiro; Mailson Lima Maciel, diretor de Relações Internas; e Sergio Henrique Amaral Gouveia Moniz, diretor de Relações Externas. A entidade não divulga a relação de advogados associados por cidade e Estado.