Entre os aprovados, 150 serão contratados imediatamente e os outros 450 ficarão no cadastro de reserva. O processo seletivo terá validade máxima de 2 anos, a qual passará a contar a partir da data de homologação do resultado final do mesmo

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso (Ogmo) no Espírito Santo está com um processo seletivo, onde oferece 600 vagas, sendo 150 para contratação imediata e 450 para formar o cadastro de reserva. As inscrições são online e estão abertas até o dia 20 deste mês. As vagas são para trabalhador portuário avulso multifuncional, mediante as condições estabelecidas em Edital.
A remuneração varia de cargo para cargo, podendo ser feita de duas maneiras. Na primeira, o pagamento acontece de acordo com a produtividade do trabalhador. Já na segunda forma, a remuneração é feita por dia trabalhado, isto quando a produção for menor do que o valor do dia. De forma geral, o valor pago varia de cerca de 250 a 400 reais por dia. Em relação as horas trabalhadas no dia, em geral são 6 horas sem pausas, apenas com um descanso de 15 minutos. Essas 6 horas podem ocorrer nos seguintes horários: 7 às 13h; 13 às 19h;19 à 1h e 1 às 7h.
Como fazer a inscrição
As inscrições são feitas totalmente pela internet, no site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), clicando neste link , que está cuidando do processo seletivo OGMO. As inscrições tem um valor médio de R$ 140,00 e podem ser pagar através do Pix, Cartão de Crédito em parcelas de até 4 vezes ou Boleto Bancário. Os candidatos que estejam inscritos no CADÚnico, poderiam ter solicitado a isenção da taxa de inscrição apenas nos dois primeiros dias de inscrição, que foi nos últimos dias 1º e 2 deste mês. O Edital também pode ser lido nesta matéria, no arquivo em PDF a seguir:
Og10A seleção promovida pelo Ogmo-ES apresenta várias fases, quem como objetivo testar diferentes habilidades de seus candidatos. Para o concurso da OGMO do Espírito Santo, o candidato terá cinco fases, que são: 1) Prova de caráter objetivo – Esta fase é tanto eliminatório quanto classificatória; 2) Teste Físico – Esta fase também é tanto eliminatório quanto classificatória; 3) Avaliação Psicológica – Esta fase é apenas eliminatória; 4) Exame Médico para verificar aptidão – Esta fase é apenas eliminatória e 6) Curso de Capacitação com duração de 2 meses – De acordo com o desenvolvimento do candidato.
Prova objetiva e teste físico
Na primeira fase do concurso, que é composta por uma prova objetiva, já tem data marcada para o dia 13 de março de 2022, de 8h ao meio dia. É uma prova objetiva composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 5 possibilidades e apenas 1 a correta. Essas questões serão distribuídas entre algumas disciplinas da seguinte forma: Português: 15 questões; Matemática: 15 questões, Inglês: 10 questões e Informática: 10 questões.
O teste físico ocorrerá entre os dias 2 e 10 de abril deste ano. O horário e local será informado posteriormente, e o candidato ficará sabendo de acordo com sua aprovação ou não na primeira etapa do concurso. O teste, avaliará a capacidade física dos candidatos. É estipulado correr até 2,4 km em um tempo máximo de 12 minutos; fazer flexões e extensão de membros superiores com apoio de frente sobre o solo e fazer exercícios abdominais.
Canal tira-dúvidas
Os interessados que tiverem dúvidas aso você tenha ficado em dúvida sobre algum ponto do concurso OGMO do Espírito Santo 2022, poderão entrar contato com o órgão responsável pela aplicação das provas e processo seletivo, o IDCAP, por meio dos canais de comunicação: Formulário Fale Conosco presente do site IDCAP; Através do telefone pelo número (27) 3111-2211, o qual aceita ligações e também WhatsApp ou através do e-mail pelo endereço eletrônico atendimento@idcap.org.br.
O Ogmo é uma entidade sem fins lucrativos que atuam no setor portuário, possuindo caráter administrativo, fiscalizador e profissionalizante. Cabe aos OGMOs, em todo o Brasil, além da administração da escala de trabalhos portuários, responder pelo cadastramento, registro, controle e fiscalização da mão-de-obra e pelo pagamento dos encargos sociais e previdenciários relativos aos trabalhadores avulsos. Sob sua responsabilidade estão ainda o treinamento e habilitação profissional da categoria e a organização dos setores de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.