fbpx
Início > Oi, Vivo e EDP lideraram as reclamações no Procon de Cariacica (ES) em 2023

Oi, Vivo e EDP lideraram as reclamações no Procon de Cariacica (ES) em 2023

Oi, Vivo e EDP lideraram as reclamações no Procon de Cariacica (ES) em 2023 | Imagens: Divulgação

Operadoras de telefonia e de internet Oi e Vivo e a empresa estrangeira Energias de Portugal (EDP), a antiga Escelsa, lideraram as reclamações no Procon municipal de Cariacica (ES) durante o ano passado. Os dados foram divulgados no final desta última semana pelo órgão de defesa do consumidor. O Cadastro de Reclamação Fundamentada de 2023 registrou  ao todo 793 reclamações no Procon de Cariacica.

As empresas que lideram os rankings de reclamações em Cariacica são as companhias de telefonia e internet, e a companhia de energia elétrica, a EDP. Segundo o Procon daquele município, a divulgação dos nomes das empresas que vem sendo alvo de reclamações é feita em cumprimento ao disposto no inciso XXXII do artigo 5º da Constituição Federal e atendendo ao disposto no artigo 44 da Lei 8078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor).

Espanhola, portuguesa e mexicana

A empresa nacional de telefonia e de internet Oi ficou na liderança, com 99 reclamações, seguida da espanhola Telefónica Mobiles, que usa no Brasil o nome fantasia de Vivo, com 86 denúncias. Em terceiro lugar a portuguesa EDP, com 62 rewegistros. Em quarto a operadora mexicana América Móvil, que detém no País a marca Claro, com um total de 60 consumidores de Cariacica a denunciando. Em quinta está o Banco BMG.

Em Cariacica, o consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas relacionados a compras, como descumprimento a ofertas, publicidade enganosa, atraso na entrega ou outro desrespeito ao direito do consumidor, pode registrar queixa pelo APP Cariacica Digital, pelo e-mail procon@cariacica.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512 e 3354-5513.

Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon Cariacica, localizada na Avenida Alice Coutinho, nº 109, em Vera Cruz, das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.

Ranking das empresas que tiveram maior número de reclamação em 2023 | Tabela: Procoin de Cariacica (ES)