fbpx
Início > Oito cursos da Ufes recebem nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

Oito cursos da Ufes recebem nota máxima em avaliação do Ministério da Educação


Matemática, Ciências Biológicas, Música, (bacharelado), Matemática Industrial, Biblioteconomia, Arquivologia, Educação do Campo (São Mateus) e Filosofia tiveram a nota 5, a máxima concedida pelo MEC


Oito cursos da Ufes recebem nota máxima em avaliação do Ministério da Educação | Imagens: Divulgação

Os cursos de Matemática, Ciências Biológicas, Música e Filosofia (bacharelado), no campus de Goiabeiras; Matemática Industrial, no campus de São Mateus; e Biblioteconomia EaD tiveram aumentadas as notas nas últimas avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), alcançando a nota máxima (5) neste segundo semestre.

Já os cursos de Arquivologia (Goiabeiras) e Educação do Campo (São Mateus) mantiveram a nota 5 que haviam conquistado em avaliações anteriores. Também foram avaliados e mantiveram a nota 4 os cursos de Física EaD e Ciências Sociais (bacharelado), ambos em Goiabeiras. As avaliações foram realizadas no período de 23 de setembro a 8 de novembro.

“Recebemos a avaliação com tranquilidade e muita alegria, por vermos o reconhecimento do trabalho de todos que contribuem para a existência do curso”, afirmou a coordenadora do Colegiado de Filosofia, Thana Mara de Souza. O bacharelado em Filosofia foi avaliado pela primeira vez com nota 5 desde 2015. A coordenadora destacou o apoio logístico para as reuniões e para a visita aos espaços do Centro de CHN e da Biblioteca Central. “A estrutura e o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e dos servidores técnicos do Centro de Ciências Humanas e Naturais e da Biblioteca foram fundamentais”.

Aprimoramento pedagógico

Luiz Carlos da Silva, coordenador do curso de Arquivologia na ocasião da preparação para o processo de avaliação, comemorou a manutenção do conceito. “Pela segunda vez obtivemos a nota máxima. Mantivemos o padrão de excelência que já havíamos alcançado e trabalhamos em cima das recomendações do MEC para melhorar ainda mais o curso. Essa nota 5 é resultado de um trabalho coletivo envolvendo professores, alunos e egressos, que contribuíram para o aprimoramento do processo pedagógico, e apoio da Seavin”, avalia o professor.

A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, destacou que o processo de avaliação institucional coordenado pelo Inep é um diagnóstico da qualidade dos cursos que tem sido oferecidos, o que é muito importante para a Instituição. “Essa qualidade vem sendo demostrada nos conceitos obtidos. Os conceitos 4 e  5 são os melhores, o que só vem confirmar a qualidade de ensino desses cursos da Ufes. Massaroni afirmou que outros cursos ainda estão passando por avaliação neste mês de novembro e outros cinco receberão a visita do Inep em dezembro.

Texto: Sueli de Freitas