fbpx
Início > Oitocentos e 19 bolsistas da Ufes receberam o pagamento da Capes, que havia sido bloqueado

Oitocentos e 19 bolsistas da Ufes receberam o pagamento da Capes, que havia sido bloqueado

Após o recuo de Bolsonaro, que bloqueou mais uma vez o orçamento das universidades, os bolsistas da Capes receberam o pagamento de suas bolsas | Imagem: Arquivo/Ufes

Um total de 819 bolsistas da Ufes, entre 420 mestrandos e 399 doutorandos, receberam nesta última terça-feira (13) o pagamento de suas bolsas, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os recursos haviam sido bloqueados pelo ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), em seus últimos dias à frente do cargo após a derrota eleitoral frente ao presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em todo o Brasil, a Capes colocou em dia as bolsas de mais de 200 mil mestrandos e doutorandos.

A Ufes informou que o pagamento a estes bolsistas foi confirmado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Valdemar Lacerda Jr. O dinheiro entrou na conta da Ufes na última quinta-feira, dia 8, ocasião em que a universidade enviou os recursos imediatamente aos bancos. O pagamento de 4.423 estudantes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes) ocorreu no dia seguinte, dia 9.

Naquela ocasião, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., lamentou a situação: “Vejo com pesar este cenário e me solidarizo com os milhares de bolsistas, que estão com o pagamento de suas bolsas comprometidas. Para a maioria deles, esta é a única fonte de renda para sua manutenção, e até da família, no caso de pais e mães bolsistas. Esta é mais uma ação para o desmonte do sistema de pesquisa e pós-graduação do atual governo”.