fbpx
Início > OMM prevê que o calor em 2024 será pior do que este ano, que bateu recordes históricos

OMM prevê que o calor em 2024 será pior do que este ano, que bateu recordes históricos

OMM prevê que o calor em 2024 será pior do que este ano, que bateu recordes históricos | Foto: Freepik

Após os sucessivos recordes de temperaturas globais elevadas, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê situação ainda pior em 2024, com a média de temperaturas podendo vir a ser ainda mais alta do que neste ano. Para este final de semana no Espírito Santo, a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que os termômetros vão chegar a 42 graus Celsius em áreas menos elevadas do Sul Capixaba.

A OMM explica que o calor excepcional, que vem sendo observado no planeta desde junho está associado ao fenômeno climático El Niño e deve durar pelo menos até abril de 2024. O evento El Niño provoca o aquecimento das temperaturas da superfície dos mares no oceano Pacífico oriental e central. A situação pode desencadear episódios climáticos extremos, desde incêndios florestais a ciclones tropicais e secas prolongadas, assinala a entidade vinculada à ONU.

Outubro bateu o recorde de carlor

Segundo a OMM, o último mês de outubro foi o mais quente já registrado, 0,85 ° C acima da média de 1991-2020 e 0,40 ° C acima do outubro mais quente anterior. A anomalia de temperatura global foi a segunda mais alta em todos os meses no conjunto de dados ERA5, atrás de setembro de 2023, informou o documento.

Para o ano civil até o momento, janeiro a outubro, a temperatura média global para 2023 é a mais alta já registrada, 1,43 ° C acima da média pré-industrial de 1850-1900 e 0,10 ° C superior à média de dez meses para 2016, disse a Organização em nota à imprensa. A temperatura média da superfície do mar em outubro foi, acima das coordenadas 60 ° S – 60 ° N foi de 20,79 ° C, a mais alta já registrada em outubro, garante a Organização mundial.

Outubro marcou o sexto mês consecutivo em que a extensão do gelo marinho antártico permaneceu em níveis recordes baixos na época do ano, com um valor mensal 11% abaixo da média. A extensão do gelo do mar do Ártico atingiu seu sétimo valor mais baixo em outubro, 12% abaixo da média.

Neste final de semana e na segunda-feira o Espírito Santo terá sol, com poucas nuvens e muito calor, segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper | Imagens: Incaper

Como fica o tempo no ES neste final de semana

Entre este final de semana e a segunda-feira (13), o tempo no Espírito Santo será de Sol e de poucas nuvens, sem sinal de chuvas. Neste sábado, a temperatura em Vitória (ES) oscilará da mínima de 19 ºC à 37 ºC, a mesma temperatura máxima prevista para a Região Norte. Apenas a Região Serrana tem máxima prevista para 33 ºC. No entanto, para as áreas menos elevadas da Região Sul, como é o caso de Cachoeiro de Itapemirim, os termômetros devem chegar a 40 ºC neste sábado, segundo o Incaper.

Para este domingo não haverá mudanças no quadro de Sol e poucas nuven, onde a temperatura máxima deverá ser de 41 ºC  nas áreas menos elevadas. Em Vitória, o domingo deve ter a temperatura máxima em 35 º C, a mesma prevista para a Região Nordeste. Já a Região Norte a temperatura deve atingir 37 ºC, enquanto o Noroeste ficará com 36 ºC e o Nordeste com 35 ºC.

Na segunda-feira, a previsão do Incaper é de continuidade do calor no Sul capixaba, com 42 ºC, na Grande Vitória com 37 ºC, na Região Noroeste com 40 ºC, Norte chegando a 40 ºC e o Nordeste a 36 ºC. Para terça-feira (14) e quarta-feira (15) não há tendência de que o calor vai passar no Espírito Santo. De acordo com o Incaper, o  tempo segue estável, o Sol predomina e não há previsão de chuva no Estado.