fbpx
Início > OMS aponta que uso de tabaco está em queda no Brasil e no mundo

OMS aponta que uso de tabaco está em queda no Brasil e no mundo


Segundo o recente Relatório global da OMS sobre as tendências na prevalência do uso de tabaco 2000-2030, o número de pessoas que usam tabaco continua em declínio, apesar das tentativas da indústria de comprometer o progresso no sentido de acabar com cigarros e outros produtos


OMS aponta que uso de tabaco está em queda no Brasil e no mundo | Foto: Andres Simon/Unsplash/OMS

As tendências em 2022 mostraram que aproximadamente um em cada cinco adultos em todo o mundo usa tabaco, comparado a um em cada três no ano 2000. Embora o tabagismo seja a forma mais comum de uso do tabaco em todo o mundo, outros produtos incluem charutos, tabaco para cachimbo de água também conhecido como cachimbo de água e produtos de tabaco sem fumaça, todos prejudiciais.

Globalmente, existem 1,25 bilhão de usuários de tabaco, de acordo com as estimativas mais recentes, que revelaram isso 150 países estão reduzindo com sucesso as taxas entre pessoas com 15 anos ou mais. Exemplos incluem o Brasil e a Holanda, que estão vendo os benefícios da implementação de uma iniciativa conhecida como MPower, focada em seis medidas de controle do tabaco, incluindo proteção, aplicação de proibições de publicidade e patrocínio, aumento de impostos sobre produtos de tabaco e ajuda as pessoas a desistir.

Citação do Brasil na tabela de Tendências, da OMS, atuais de prevalência do consumo de tabaco entre pessoa assinala a queda no consumo a no a ano | Tabela: OMS

No Brasil

De acordo com a OMS,  o Brasil fez uma redução relativa de 35% desde 2010 e a Holanda está prestes a atingir a meta de 30%. Na citação do Brasil, na tabela de Tendências atuais de prevalência do consumo de tabaco entre pessoas com 15 anos ou mais, 2000-2030, não padronizadas por idade, a OMS fez o seguinte destaca: A cada cinco anos analisados, foi constatado que o número de fumantes vem caindo no Brasil. Enquanto que no ano 2000 eram 23,2 milhões de fumantes, de ambos os sexos, a quantidade foi caindo.

Em 2005 eram 19,9 milhões de fumantes no Brasil, sendo reduzido para 17,2 milhões em 2010, 14,9 milhões em 2015 e 13,0 milhões em 2020. Para 2025, a projeção da OMS é que 11,2 milhões de brasileiros continuarão fumando e, para 2030, a entidade de saúde vinculada à ONU estima que a quantidade cairá para 9,7 milhões de brasileiros.

No último dado apurado, a OMS constatou que no Brasil a maioria dos fumantes são do sexo masculino. Em 2020 haviam 16,5 milhões de brasileiros que faziam uso do cigarro, enquanto que nesse mesmo ano eram 9,6 mulheres brasileiras que fumavam. O mesmo ritmo de queda foi constatado nos demais países.

Lucro sobre as pessoas

Dr. Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS, saudou o “bom progresso” alcançado até o momento, alertando contra a complacência. “Estou surpreso com as profundezas que a indústria do tabaco irá buscar lucros às custas de inúmeras vidas. Vemos que, no momento em que um governo pensa que venceu a luta contra o tabaco, a indústria do tabaco aproveita a oportunidade para manipular políticas de saúde e vender seus produtos mortais ”, afirmou.

A OMS instou os países a continuarem implementando políticas de controle do tabaco e a continuar lutando contra o tabaco interferência do setor, destacando como “continua mentindo para o público”, inclusive através de grupos de frente e terceiros, eventos patrocinados, influenciadores de mídia social, eventos patrocinados e cientistas financiadores e pesquisas tendenciosas.

Sudeste da Ásia continua na liderança mundial no uso do cigarro

De acordo com a OMS, o sudeste da Ásia tem a maior porcentagem da população que usa tabaco em 26,5%, atualmente, seguido de perto pela Europa em 25,3%. As taxas de uso do tabaco entre as mulheres na Europa são mais que o dobro da média global e estão reduzindo muito mais lentamente do que em todas as outras regiões.

A prevalência do uso de tabaco mudou pouco desde 2010 em alguns países, enquanto está aumentando em outros seis: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e Moldávia.

Faltando o objetivo

A OMS disse que o mundo está a caminho de alcançar uma redução relativa de 25% no uso de tabaco até 2025, abaixo da meta global voluntária de redução de 30% em relação à linha de base de 2010.

Apenas 56 países atingirão esse objetivo, abaixo dos 60 desde o último relatório, três anos atrás Com mais trabalho ainda à frente, a OMS pediu aos países que intensificassem as ações, observando que os esforços para proteger a política de saúde do aumento da interferência da indústria do tabaco fracassaram em todo o mundo.

Pesquisas por país mostram consistentemente que crianças de 13 a 15 anos na maioria dos países estão usando tabaco e produtos de nicotina, como cigarros eletrônicos, informou a agência.

Serviço:

Faça download do estudo da OMS intitulado “Relatório global da OMS sobre as tendências na prevalência do uso de tabaco 2000-2030”, em arquivo PDF e no idioma inglês, clicando neste link.