A bióloga e funcionária do Zoo Park da Montanha, Elaine Pereira Sampaio, localizado em Marechal Floriano (ES), zona de montanha capixaba, sofreu um grave ataque de uma das três onças que aquele zoológico possui. O empreendimento, que através de suas redes sociais, informa que se encontra fechado devido a uma manutenção interna, não deu detalhes de como foi o ataque do felino.
O zoológico possui três onças, sendo uma pintada, outra malhada e a terceira preta, não informou qual delas promoveu o ataque. Da mesma forma não foi dada informação se o animal havia fugido ou se a profissional havia entrado dentro da área restrita aos animais. Segundo portais de notícias do interior do Estado, a bióloga, após ser levada para o Pronto Socorro de Marechal Floriano, foi transferida com cortes na cabeça, no pescoço, no tórax e suspeita de perfuração no pulmão para Vitória (ES).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que deu entrada no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ na tarde desta sexta-feira (23), de uma paciente com múltiplos ferimentos decorrentes de ataque de onça. “A paciente foi atendida de forma ágil e precisa, passou por uma cirurgia e está recebendo toda a assistência necessária para recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, informou a nota.
ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA:
Na manhã deste sábado (24), a direção do Zoo Park da Montanha emitiu a seguinte nota oficial sobre o caso: “O Zoopark da Montanha informa que, na manhã desta sexta-feira (23), houve um incidente na área de manejo envolvendo uma onça-pintada. O Zooparque agiu de forma imediata na prestação do socorro da pessoa envolvida, que encontra-se consciente e fora de perigo. O parque está prestando toda a assistência necessária. A onça não sofreu ferimentos e está em segurança.”
O zoológico tem 10 anos de existência e conta com cerca de 700 animais e é uma atração para os visitantes. O empreendimento possui cerca de 20 funcionários, além de voluntários. O atrarivo fica nos arredores da sede do município de Marechal Floriano (ES), a 55 quilômetros da Capital do Espírito Santo. O zoológico possui autorização do Ibama. Os animais, incluindo felinos como onças e tigres de Bengala, ficam em locais espaçosos e com bastante segurança para o visitante.