Mesmo com o motorista pedindo para a substituição, porque o ônibus não tinha condições de circular, teve a troca negada pelo fiscal do Terminal de Itacibá. O veículo parou várias vezes no percurso até o Bairro Antônio Ferreira Borges, por sair fumaça do motor e provocando pânico nos passageiros
Na última quarta-feira (2), passageiros embarcaram exatamente às 8h20 no Terminal de Itacibá, em Cariacica (ES) em um velho ônibus do Tanscol, com 10 anos de uso, que faz a linha 701 – Antônio Ferreira Borges. O destino era o bairro, que fica logo depois de Cariacica-sede. Antes de dar a partido, o motorista chamou o fiscal e avisou que o veículo não tinha condições técnicas de fazer a viagem. O fiscal insistiu e mandou seguir em frente, ignorando o risco aos passageiros.
Logo após a partida, ainda em Itacibá e exatamente às 8h35, em frente ao Supermercado Extrabom, começou a sair fumaça do motor. O motorista parou o veículo, com muita fumaça saindo e gerando apreensão dos passageiros. As portas do ônibus estavam fechadas. Seguindo a ordem do fiscal, o condutor deu prosseguimento à viagem, parando várias vezes e com o motor saindo fumaça.
Poucos minutos depois, parou novamente no Bairro Porto de Cariacica. A apreensão dos passageiros elevou devido ao aumento da fumaça, o que fez com que o motorista abrisse a parta e todos desceram. E assim foi a viagem, parando várias vezes, passageiros descendo. Em frente à garagem da Viação Planeta também parou e não houve nenhum auxílio da empres, que ignorou o queestavaocorrendo. Voltando a se movimentar e parando, para a fumaça amenizar, foi até chegar no destino às 9h01.
Ônibus velho
Ao contrário do que apregoa o Governo do Estado, o ônibus em questão, com as placas PPC-1186, um Marcopolo Torino U, foi fabricado em 2014. Ou seja, o veículo com chassi de número 9532g82wfr501413, com 4.600 cilindradas e 1.600 quilos de peso, tem 10 anos de uso ininterrupto.
A falta de manutenção e o agravante de um fiscal determinar a circulação, mesmo com o pedido de troca de veículo, que foi feito pelo motorista, foi levado ao conhecimento do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitóriam, o GVBus. A busca de informação foi através da assessoria de imprensa do GVBus.
Leia a seguir o que foi respondido pelo GVBus sobre a circulação de ônibus velho e sem manutenção, em nota:
O GVBus informa que todos os ônibus do Sistema Transcol passam por manutenção periódica nas garagens, e quando constatado algum problema, os veículos são recolhidos e encaminhados para reparos imediatamente. Em caso de reclamação referente a algum defeito, a orientação é que o passageiro informe o número do carro e a linha que ele opera, a fim de agilizar o atendimento.
As reclamações devem ser encaminhadas para o Disque Ceturb-ES, nos telefones 0800 039 1517 ou 3232-4500 (para ligações de celular), ou por e-mail para o órgão, no endereço ceturb@ceturb.es.gov.br.
Vale destacar que, em 2019, as empresas operadoras do Sistema Transcol iniciaram a renovação da frota, com a substituição gradativa dos veículos antigos por ônibus novos. Com isso, já são 850 novos ônibus entregues à população, desde 2019, e serão 900 até o final deste ano, todos com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, elevador para cadeirante e câmeras de videomonitoramento, o que representa uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos.