fbpx
Início > ONU divulgará em 20 de março a relação dos países mais felizes do mundo

ONU divulgará em 20 de março a relação dos países mais felizes do mundo


Nessa data é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. No ano passado a Finlândia liderou o ranking, como sendo o país mais feliz do mundo. O Brasil ficou em 44º lugar, entre 143 nações pesquisadas. O país que ficou em último lugar foi o Afeganistão


ONU divulgará em 20 de março a relação dos países mais felizes do mundo. Acima jovens da Finlândia, país mais feliz do mundo no Relatório de 2024 | Foto: Freepik

Segundo a Organização das Nações Unidas, que foi quem instituiu a próxima quinta-feira, 20 de março, como sendo o Dia Internacional da Felicidade, a análise observa que a felicidade da população de um país está intrinsecamente relacionada com a erradicação da pobreza e desigualdade. A iniciativa faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na busca acabar com a pobreza, reduzir desigualdades e proteger o planeta. A data vem sendo comemorada internacionalmente desde 20 de março de 2012.

A resolução foi iniciada pelo Butão, um país que reconheceu o valor da felicidade nacional sobre a renda nacional desde o início dos anos 1970 e adotou a famosa meta da Felicidade Interna Bruta no lugar do Produto Interno Bruto. Também organizou uma reunião de Alto Nível sobre “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico” durante a 67ª sessão da Assembleia Geral.

Dentro da pesquisa são feitas análises por segmentos da população. Enquanto a Finlândia despontou no ano passado como sendo a nação mais feliz do mundo, na análise setorial houve outras nações que ficaram em primeiro lugar. É o caso da Lituânia, que foi catalogada em 2024 como sendo o país mais feliz do mundo para crianças e jovens com menos de 30 anos. Já a Dinamarca ficou em primeiro lugar entre as nações do planeta, para pessoas com mais de 60 anos. A íntegra do relatório de 2024, em inglês, pode ser conferido neste link.

Confira a lista com 48 países e o Brasil em 44º lugar em 2024: