O sanduiche MacPicanha entrou no cardápio do MacDonald’s no início deste mês. Na campanha publicitária enganosa a multinacional ressaltou que o hambúrguer tinha como recheio a picanha, o corte nobre da carne bovina, o que é mentira
Nesta semana a rede internacional de fast-food MacDonald’s foi desmascarada pelos órgãos de defesa do consumidor de São Paulo e Brasília, além do Ministério da Justiça, por fazer uma ampla campanha publicitária com o intuito de enganar o consumidor. O recém-lançado MacPicanha não tem picanha, mas tem preço de picanha. A denúncia foi feita originalmente por uma página do Instagram denominada “Coma com os olhos”, que fica no endereço https://www.instagram.com/srccoo/.
O crime contra o consumidor praticado pelo MacDonald’s Brasil levou o Ministério da Justiça a emitir uma notificação contra a rede de lanches nesta última quinta-feira (28) o McDonald’s a esclarecer, no prazo de 10 dias, se o sanduíche McPicanha é produzido com picanha, como foi amplamente divulgado pela multinacional em campanhas publicitárias. A falta da picanha, que dá nome ao sanduíche, foi motivo de revolta dos consumidores nas redes sociais nestes últimos dias.
Crime contra o consumidor
Desmoralizado por ter sido flagrado praticando um crime contra o Código de Defesa e Proteção do Consumidor, o MacDonald’s retirou o sanduíche do seu cardápio nesta última sesta sexta-feira (29). O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu a seguinte nota: “A forma de divulgação é o principal ponto levantado pela Senacon, que analisa se o caso pode induzir os consumidores ao erro, pelo fato da empresa não ter sido transparente”, diz o comunicado oficial.
“Após inúmeras denúncias nas redes sociais e ampla divulgação na imprensa, o McDonald’s deverá esclarecer se o sanduíche ‘McPicanha’ é produzido com esse tipo de corte bovino. Consumidores reclamaram que o produto não tem o sabor conforme anunciado em comerciais da rede de fast food. A empresa agora tem o prazo de 10 dias para enviar esclarecimentos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre possível prática de propaganda enganosa”, prossegue a nota da Senacon.
Procon’s cobram esclarecimentos
Na última terça-feira (26) o Procon estadual de São Paulo emitiu notificação contra o MacDonald’s para prestar esclarecimentos. Nesta mesma semana, o Procon do Distrito Federal (Procon-DF) emitiu medida cautelar determinando à rede de lanchonetes que suspenda a venda do McPicanha e a retirada da propaganda do lanche em todas as lojas do McDonald’s na região. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar a campanha publicitária enganosa.
Em curta nota à imprensa, o MacDonald’s não conseguiu justificar o golpe que vinha dando nos consumidores e se resumiu os “novos McPicanha têm sabor mais acentuado de churrasco e o “exclusivo molho sabor picanha”. E acrescenta que o hambúrguer é feito com um “blend de cortes selecionados”, sendo 100% de carne bovina e que é “o maior tamanho oferecido pela rede atualmente”.