Do total de mais de um milhão de ausentes, o Edital prevê que pode ser solicitada reaplicação das provas, desde que seja um motivo previsto, como doença infectocontagiosas ou problemas logísticos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) somente vai anunciar o gabarito das provas, tanto a que foi realizada no último domingo (5) quanto da que será aplicada no próximo domingo (12) no dia 24 deste mês. No último domingo, o Ministério da Educação (MEC) informou que, dentro de um total de 3,9 milhões de inscritos, 1.095.900 candidatos faltaram. O número de ausentes representou 28,1%¨dos candidatos.
De acordo com o MEC, Prazo para pedir a reaplicação começa na próxima segunda-feira (13) para situações previstas no edital do exame. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
A reaplicação das provas é prevista no item 15.1 do Edital do Enem 2023. “O participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas citadas no item 15.1.1 deste Edital, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderá solicitar a reaplicação do Exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação das provas, no endereço <enem.inep.gov.br/participante>. As solicitações serão analisadas, individualmente, pelo Inep.
Quem faltou poderá participar da 2ª prova
O órgão ainda diz que o participante afetado por problemas logísticos durante o 1º dia de aplicação das provas deverá comparecer, no 2º dia de aplicação e poderá solicitar a reaplicação do Exame do 1º dia. O Inep explica que considera problemas logísticos para fins de reaplicação, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.”
Para os que fizeram as provas neste último domiingo, é informado que os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, no endereço que pode ser clicando neste link, no dia 24 de novembro de 2023. No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.
Os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A aplicação segue no próximo domingo (12), com itens de ciências da natureza e matemática.
O ministro da Educação, Camilo Santana destacou algumas das novidades desta edição, como as provas coloridas e o Cartão-resposta ampliado para pessoas com deficiência visual. O ministro também falou sobre o aumento no número de participantes. “Conseguimos reverter a tendência decrescente que havia nas inscrições até o ano passado”, disse. “É um esforço que o Governo tem feito para que os jovens realizem o Enem e também o sonho de entrar na universidade”, acrescentou.
O presicdente do Inep, Manuel Palacios deu a seguinte declaração: “Chegamos ao final do primeiro dia de provas com um número pequeno de ocorrências e participação significativa”. Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou por não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 905 pessoas foram afetadas por problemas, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.