Órgão de defesa do consumidor alerta para a Blackfraude, onde comerciantes inescrupulosos elevam o preço normal das mercadorias, para vender nesta sexta-feira (29), dia da Black Friday, pelo mesmo valor anterior, alegando ser “promoção”. É a chamada metade do dobro

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) está divulgando uma prévia de sua pesquisa de preços para auxiliar os consumidores na identificação de verdadeiras oportunidades de compra. É importante o consumidor analisar cuidadosamente essa pesquisa, que pode ser observada neste link, antes de fazer as compras nesta sexta-feira (29).
O levantamento do Procon-ES tem os principais itens adquiridos pelos consumidores durante a Black Friday: celulares, panela elétrica de arroz, forno micro-ondas, geladeira, fritadeira elétrica, TV smart, notebook, aspirador de pó, smartwatch (relógio de pulso inteligente), Echo Dot (é um alto-falante inteligente por comando de voz com um design compacto), lavadora de roupas e ar condicionado. Foram pesquisados sete estabelecimentos comerciais físicos e virtuais (Casas Bahia, Magazine Luiza, Americanas, Extra, Carrefour, Amazon e Sipolatti).
Desde o dia 16 de outubro, o Procon-ES vem monitorando os preços dos produtos mais procurados nas principais lojas participantes da pesquisa. O objetivo, de acordo com o Procon-Es, é facilitar o processo de compras do consumidor, evitar fraudes e proteger seus direitos durante esse período de grandes promoções.
Monitoramento de preços
O Procon-ES tem registrado diariamente os preços à vista e a prazo de 35 modelos de produtos, como smartphones, micro-ondas, panela de arroz, geladeiras, fritadeiras Air Fryers, ares-condicionados, lavadoras de roupas, aspiradores de pó robôs, smart TVs, notebooks, relógios smartwatches, assistentes virtuais e até passagens aéreas para destinos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Entre os itens pesquisados estão:
- Panela de Arroz Mondial: apresentou uma variação de até 146,39%, com preços de R$ 125,90 à vista nas Casas Bahia e R$ 310,20 para pagamento parcelado nas Lojas Americanas.
- Geladeira Smart Samsung Frost Free Duplex: teve uma oscilação de mais de R$ 900 em apenas um dia. No dia 21 de outubro, custou R$ 4.014,61, e, no dia seguinte, subiu para R$ 4.919,88.
- Air Fryer Philips Walita 4,1 litros: a fritadeira elétrica teve uma diferença de preço de 102,49% no dia 30 de outubro, com preços variando entre R$ 328,90 à vista nas Casas Bahia e no Extra, e R$ 665,99 nas Lojas Americanas (com opção de redução para R$ 599,00 para pagamento à vista).
- Aspirador de Pó Robô Mondial Multi Clean: apresentou uma variação de até 144,17%, com preços entre R$ 417,94 e R$ 1.020,50, dependendo da loja e da modalidade de pagamento.
Em alguns casos, o monitoramento também revelou quedas de preço expressivas, como a redução de 20,69% na Smart TV LED 55″ Ultra HD 4K Philips nas Casas Bahia. Comercializada inicialmente por R$ 2.754,05, no dia 08 de novembro o preço baixou para R$ 2.184,05.
Alerta contra a “maquiagem” de descontos
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, ressaltou que a “maquiagem” de preços — uma prática em que as empresas aumentam os valores dos produtos antes da Black Friday para simular descontos no dia do evento — é uma reclamação recorrente entre os consumidores e será minuciosamente investigada. “Com o levantamento, vamos analisar os dados com cautela para verificar se as empresas promoveram a maquiagem de preços dos produtos”, afirmou.
Ela ressaltou que os consumidores devem estar atentos, pois nem todos os produtos disponíveis nos sites credenciados participam da promoção. “É preciso que os produtos com desconto sejam destacados e claramente identificados por meio do selo Black Friday”, acrescentou Letícia Coelho Nogueira.
Dicas do Procon –ES para aproveitar a Black Friday com segurança
- – Para quem deseja aproveitar as promoções, a principal recomendação é acompanhar os preços e verificar se a oferta representa uma redução real no valor do produto. Uma pesquisa de preços antes da Black Friday pode ser uma boa estratégia para evitar cair em armadilhas. Itens com grande procura e oscilação de preço deverão ser analisados com cautela;
- – Nesse período de promoções, muitas lojas promovem descontos. Cuidado! Busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet e compre em lojas com boa reputação;
- – Desconfie dos sites que têm como única forma de pagamento transferências via Pix ou boleto bancário;
- – Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não tiver essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;
- – Os sites devem deixar claro os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”, que é o cancelamento no prazo de até sete dias;
- – Ao confirmar a contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;
- – Certifique-se de exigir a nota fiscal da sua mercadoria e guarde-a cuidadosamente para futuras reclamações.
Caso o consumidor se depare com irregularidades, as denúncias podem ser feitas diretamente na sede do Procon-ES, pelo telefone 151 ou pelo Atendimento Eletrônico disponível no site oficial www.procon.es.gov.br.