fbpx
Início > Passageiros da EFVM tem duas paralisações na circulação de trens neste mês

Passageiros da EFVM tem duas paralisações na circulação de trens neste mês

A primeira interrupção total ocorreu nesta segunda-feira (10) devido às fortes chuvas em Minas Gerais. A segunda paralisação está programada para manutenção e o trem de passageiro não circulará na segunda, terça e quarta-feira da semana que vem

O trem de passageiros poderá voltar a circular somente a partir de quarta-feira, mas na segunda para novamente | Foto: Grafitti News

Desde esta segunda-feira (10) o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) está suspenso nos dois sentidos,devido às fortes chuvas em em Minas Gerais (MG). A previsão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) é que a ferrovia volte a operar nesta quarta-feira (12), mas não há confirmação nesse sentido. No entanto, a Vale, responsável pela operação da EFVM vem avisando de que haverá nova interrupção

A segunda paralisação neste mês vai ocorrer na próxima semana, entre a segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19) devido a uma manutenção preventiva entre as estações de Belo Horizonte e João Monlevade, em MG. Nesse período a circulação será restrita, A mineradora avisa que a venda de passagens para esses trechos foi suspensa, pois o trem não circulará em algumas das estações no período.

A previsão é que o trajeto seja totalmente normalizado no dia 20 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do Alô Ferrovias: 0800 285 7000. Já para a suspensão do trêfego ferroviário a partir desta segunda-feira, por conta das fortes chuvas, a EFVM já tinha vendido as passagens e por isso a empresa está comunicando que o passageiro tem a opção de remarcar a viagem ou cancelar a passagem sem multa em até 30 dias.

A Vale emitiu um comunicado para informar que a paralisação desta sema ocorre devido às fortes chuvas em Minas | Imagem: Vale

Alerta aos passageiros

Em um alerta dirigido aos usuários da EFVM, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) informou que as viagens do trem de passageiros estão suspensas preventivamente ao menos até quarta-feira (12). “A Agência está mobilizada e acompanhando de perto as ações da concessionária para assegurar o restabelecimento do serviço o mais rápido possível, preservando a segurança dos usuários e as boas condições de trafegabilidade da linha férrea”.

Segundo a ANTT a concessionária regulada pela Agência, identificou eventos de alagamento e de queda de barreira na ferrovia. “Tais intercorrências acabaram por acionar a paralisação da circulação de trens no Ramal de Fábrica e de Ouro Branco. As equipes de infraestrutura da ANTT e da Vale estão atuando no reestabelecimento do tráfego, sendo certa a dificuldade do trabalho em virtude das condições climáticas e o estado das rodovias para acesso aos trechos ferroviários interditados”, diz a ANTT em nota.

Já a Vale emitiu a seguinte nota: “Devido ás fortes chuvas em Minas Gerais, a partir desta segunda-feira (10) a circulação de trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas está suspensa temporariamente nos dois sentidos, visando garantir a segurança de passageiros e equipe de operação”.A empresa disponibiliza o canal denominado de Alô Ferrovias para maiores esclarecimentos, através da ligação gratuita para o número 0800-285-7000.

Precauções devido à pandemia

A Vale lembra que devido à pandemia do Covid-19 somente são disponibilizados 50% da capacidade de transporte da composição ferroviária e o embarque somente será possível para quem estiver portando o bilhete. A empresa pede para que sempre seja dado preferência em adquirir a passagem pela internet, já que durante o horário de embarque, as vendas de passagens na estação estarão suspensas.

As poltronas estão sinalizadas, sendo permitido o uso somente das poltronas liberadas, garantindo um distanciamento seguro entre os passageiros e é disponibilizado álcool em gel em todo o trem e estações. Os passageiros terão sua temperatura corporal aferida antes do embarque. Caso alguma pessoa apresente temperatura superior a 37,8°, o seu embarque não será autorizado.

Durante a viagem, a circulação interna de passageiros ficará restrita ao carro de sua poltrona. O carro restaurante não funcionará. O atendimento para pedidos será realizado em sua poltrona; Se durante a viagem o cliente apresentar sintomas de Covid-19, deverá procurar imediatamente um dos comissários, que vão dar as orientações para a assistência necessária.

Segundo a Vale, a implementação dessas restrições pode impactar no tempo de permanência nas paradas e estações, refletindo na pontualidade ao longo da viagem. As regras são de acordo com à Portaria nº 042-R da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) publicada em 10 de março. Os dados de passageiros que utilizarem a EFVM serão repassados a Sesa. Além do repasse de dados, informações como nome e CPF deverão constar nos bilhetes adquiridos e é dada garantia de sigilo sobre os dados dos passageiros.