fbpx
Início > PCdoB declara apoio a Casagrande para mais um mandato de governador do Espírito Santo

PCdoB declara apoio a Casagrande para mais um mandato de governador do Espírito Santo

Neto Barros, dirigente do PCdoB no Espírito Santo, garante apoio à reeleição do atual governador Casagrande | Foto: Reprodução/PCdoB

O presidente regional do PCdoB no Espírito Santo, Neto Barros, informou que seu partido apoia a reeleição do atual governador Renato Casagrande (PSB) para mais um mandato de quatro anos. Mas, disse que a defesa no apoio ao pré-candidato do PSB ocorre dentro de condicionantes, como a inclusão no novo programa de governo de ações de combate à fome e a miséria, além de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Outra condicionante citada por ele é investimento na agricultura e combate ao desemprego de baixa qualificação.

Segundo ele, os investimentos pleiteados, como em tecnologia e inovação, são “para que o Espírito Santo possa formar profissionais capazes de portar conhecimento”. E também produzir produtos com valor agregado e citou o café e o granito. Neto Barros foi questionado se o PCdoB se sentia a vontade em participar de uma frente, em formação, de partidos que apoiam Casagrande e que inclui agremiações de direita.

Convivência em frente composta por partidos de direita

O questionamento veio com a declaração dada, em, abril deste ano, pelo presidente regional do PSB,.Alberto Gavini, que defendeu como companheiro de chapa de Casagrande, um candidato a vice-governador “mais situada no campo de centro-direita”. A resposta do presidente do PCdoB no Estado foi direta: “É a política. Não tem como você fugir. O governador fez uma frente ampla (nas eleições de 2018), venceu as eleições e governou com diversas forças. Agora, cabe às lideranças se posicionarem e conseguir espaço. Candidato ao Senado, na vice-governadoria e eleger para o parlamento, tanto na bancada estadual quanto na federal”, disse Neto Barros.

Integrante da federação partidária que reúne o PT-PSB-PV e o PCdoB, Neto Barros disse que para presidente é Lula. “O governador já declarou apoio a ele”, lembrou. “Para o Senado estamos discutindo. Há possibilidade do Hélder Salomão (atual deputado federal pelo PT) vir a candidato ao Senado. Definição para os próximos dias”, prosseguiu.

Fortalecimento

Para deputado federal a federação prevê que, conjuntamente, os quatro partidos vão disputar com 11 candidatos, com o respeito à legislação do gênero. Para deputado estadual a federação vai ofertar 31 vagas. “Nós queremos fortalecer a chapa para conseguir fazer quatro deputados”, assinalou.

O dirigente do PCdoB observou que, atualmente, 7% da população capixaba é representado por pessoas famintas, o que dá em torno de 300 mil a 400 mil pessoas. “E no caso da insegurança alimentar temos cerca de 30% a 35% de capixabas, quer dizer, é um contingente muito grande, cerca de 1,5 milhão de pessoas que estão com extrema dificuldade para sobreviver”, finalizou.