fbpx
Início > Pesquisa do Governo do ES aponta que réveillon atraiu turistas de todas regiões do país

Pesquisa do Governo do ES aponta que réveillon atraiu turistas de todas regiões do país


Os turistas são provenientes do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Além de pessoas de fora do País


Investimentos das prefeituras com fogos no réveillon foi atrativo para os turistas, aponta pesquisa | Foto: Adessandro Reis/PMVV

Uma pesquisa de identificação do perfil do turista e do excursionista realizada pela Secretaria de Turismo (Setur) no Réveillon do Espírito Santo mostrou que a data atraiu muitos turistas ao Estado. Segundo o levantamento, 78,7% dos entrevistados vieram ao Estado exclusivamente para passar o Réveillon e 48,8% dos turistas e excursionistas estavam curtindo a festa pela primeira vez em solo capixaba devido à indicação de familiares e amigos (45,7%), além da proximidade com seu local de residência.

O trabalho foi desenvolvido pela Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios e monitorado em tempo real pelo Observatório do Turismo da Setur e realizado em cinco municípios do Estado. Segundo a pesquisa, o gasto médio diário do visitante foi de aproximadamente R$ 350,00 considerando os gastos com hospedagem, alimentação, transporte, eventos, dentre outros itens.

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, destacou o trabalho realizado pelo Observatório. “Os dados captados pelas pesquisas são importantes para avaliação de nossas ações de promoção, nossos serviços, além de termos as impressões dos nossos visitantes quanto à limpeza, infraestrutura e segurança do destino Espírito Santo”.

Origem

A pesquisa mostrou que, dos turistas e excursionistas que estiverem no Espírito Santo no Réveillon, a maioria é formada por brasileiros, provenientes do Espírito Santo (45,5%), seguido por Minas Gerais (29,0%), Rio de Janeiro (9,3%), São Paulo (5,7%) e Bahia (2,4%).

Além de termos visitantes de 100% dos estados do Sudeste, também tivemos a representação da totalidade das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Da região Nordeste, apenas não há registro de pessoas dos estados de Pernambuco e Piauí. Já da região Norte, somente os estados do Acre, Amapá e Roraima não foram representados na pesquisa. Dos estrangeiros que vieram ao Estado, recebemos turistas dos Estados Unidos, Canadá, Colômbia, México, Noruega e Suíça.

Perfil

Entre os entrevistados 53% são homens. A maioria das pessoas que respondeu à pesquisa tem entre 31 a 40 anos (27,5%), seguido do público entre 18 a 25 anos (21,9%) e os de idade entre 26 a 30 anos (19,1%). Os dados também mostram que 40,2% têm o Ensino Médio completo e 37,7% Ensino Superior completo. A maioria do grupo pesquisado que curtiu a virada do ano em cinco municípios capixabas – Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta e Conceição da Barra – tem renda média de dois a cinco salários mínimos (37,7%), sendo 18,2% com renda de cinco a dez salários e 17,8% de um a dois salários mínimos. 

Dos entrevistados, 52,4% viajou para o Espírito Santo com suas famílias e 22,9% com grupo de amigos. A pesquisa demonstra que a maioria dos visitantes chegou ao Estado com automóvel próprio (60,6%). Usaram ônibus de linha 17,1% dos entrevistas e avião, 12,8%. Quanto aos meios de hospedagem, 33,9% dos entrevistados ficaram em casas de parentes ou amigos; 21,5% em apartamentos ou casas alugadas; 14,1% em hotéis; 10,8% em casas ou apartamentos próprios e 8,9% em pousadas.

Avaliação do destino

Com relação à avaliação dos destinos turísticos, de uma forma geral, a segurança pública foi avaliada como ótima e boa para 84,7% dos entrevistados. Quanto à limpeza pública, 84% consideraram como ótima e boa.

Quanto à programação cultural oferecida pelos municípios onde ocorreu a pesquisa, para 70,3% do público pesquisado em Anchieta a avaliação foi ótima e boa. Em Conceição da Barra, 86,2% avaliaram como ótima e boa os eventos promovidos pelo município. Em Vitória, 74,7% consideraram ótima e boa a programação cultural.