A obra analisa o período da ditadura no Brasil, rememorando os 60 anos do golpe militar por meio de pesquisas realizadas no Espírito Santo, além de abordar dilemas do presente
Na última semana o Centro Cultural Triplex Vermelho, localizado na Praça Costa Pereira, no Centro Histórico de Vitória (ES) foi o cenário para o lançamento do livro Brasil e as disputas do tempo presente: da Ditadura Militar às Comissões da Verdade (1964-2024). A obra foi redigida por pesquisadores do Laboratório de Estudos em História do Tempo Presente da Ufes (LabTempo).
O professor Pedro Ernesto Fagundes, do Departamento de História, juntamente com os doutorandos Ariel Batista e Brenda Bernardes e a mestranda Erika Oliveira, do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS) são os autores da obra literária. A obra analisa o período da ditadura no Brasil, rememorando os 60 anos do golpe militar por meio de pesquisas realizadas no Espírito Santo, além de abordar dilemas do presente. O livro tem a indicação de preço de R$ 20,00.
Três partes
A edição está estruturada em três partes: História do Tempo Presente, Ditadura Militar e Nova República; Os debates na imprensa: entre a religião e a política; e Dimensões transnacionais e locais: difamações no exterior e violência política no Estado do Espírito Santo. O livro conta ainda com lista de siglas, cronologia dos eventos e prefácio da historiadora e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Angélica Müller.
“O livro nasceu de pesquisas desenvolvidas no mestrado e no doutorado do PPGHIS para abrir diálogos com a sociedade acerca da ditadura militar, tão presentes, urgentes e ainda muito vivas no debate público brasileiro”, afirma Fagundes. Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil do LabTempo no Instagram.
Texto: Redação do Grafitti News com Thaísa Mascarenhas (bolsista/Ufes)