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Petroleiro com 11 tripulantes com Covid-19 poderá partir nesta segunda-feira do Porto de Vitória

O petroleiro com bandeira dinamarquesa Robert Maersk poderá desatracar do Cais da Codesa nesta segunda-feira | Foto: GrafittiNews

O navio Robert Maersk, de bandeira dinamarquesa, completa neste domingo (8) os 14 dias de quarentena determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por ter sido registrado a contaminação de 11 de um total de 12 tripulantes. Na manhã desta segunda-feira a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza um novo exame nos embarcados e caso a infecção pelo Covid-19 tenha terminado, a embarcação estará autorizada a zarpar do Porto de Vitória. Dois dos 11 tripulantes contaminados precisaram ser internados em hospitais capixabas devido à gravidade do quadro clínico.

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) já registrou em seu portal que o Robert Maersk deverá desatracar do terminal 101 ao meio-dia desta segunda-feira. A embarcação chegou no último dia 26 de julho e atracou no Cais de Paul, para desembarcar 20.900 toneladas de óleo diesel, segundo os registros da Codesa. Após a constatação de contaminação da metade dos tripulantes com o Covid-19, a Anvisa autorizou o desembarque dos granéis líquidos porque toda a operação é mecanizada e sem contato humano.

A Codesa já deixou programada a possível partida do navio para o meio-dia desta segunda-feira | Gráfico: Codesa

O desembarque ocorreu direto do navio para os tanques da Oiltanking Terminais Ltda, em Paul. Após alguns dias atracado naquele terminal, a embarcação precisou desocupar o atracadouro para permitir a vinda de novos navios petroleiros. Com isso o Robert Maersk foi transferido para o primeiro atracadouro do cais da Codesa, no Centro de Vitória. O navio está localizado em frente ao Edifício Navemar, na Avenida Beira-Mar.

Agência brasileira

Apesar da bandeira dinamarquesa, o navio é operado pela agência brasileira GAC Logística do Brasil Ltda e faz cabotagem entre os portos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e do Espírito Santo fazendo transporte de combustíveis em geral. Nesta última viagem o navio veio do Porto de Santos, em São Paulo, trazendo óleo diesel para o Espírito Santo após uma viagem de um dia e 18 horas.

Apesar da bandeira dinamarquesa, a embarcação vem fazendo transporte de granéis líquidos na costa brasileira | Foto: GrafittiNews

A embarcação tem registro na Organização Marítima Internacional (sigla IMO em inglês) sob o número 9237008. O número IMO é igual a placa de veículo terrestre e permanece vinculada ao casco dos navios para o resto de sua vida útil, independentemente de uma mudança no nome, a bandeira ou o proprietário.

O navio é um petroleiro que foi construído em 2003 (18 anos atrás) e está navegando sob a bandeira da Dinamarca. A capacidade de carga é de 34.801 toneladas DWT (no âmbito náutico, o porte DWT é a soma de todos os pesos variáveis que um navio é capaz de embarcar em segurança, incluindo o somatório dos pesos do combustível, água, mantimentos, consumíveis tripulantes, passageiros, bagagens e carga embarcados). Seu comprimento total (LOA) é de 171,2 metros e sua largura é de 27,4 metros.