fbpx
Início > PF deflagra operação contra a extração ilegal de areia em Guarapari (ES) nesta terça (13)

PF deflagra operação contra a extração ilegal de areia em Guarapari (ES) nesta terça (13)


Há menos da uma semana, o MPES realizou a “Operação Ampulheta”, para apurar crimes ambientais no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) e na Área de Proteção Ambiental de Setiba. Naquela ocasião, moradores acusaram a Prefeitura de Guarapari (ES) de ser “omissa” diante de crimes ambientais no município


PF deflagra operação contra a extração ilegal de areia em Guarapari (ES) nesta terça (13) | Vídeo: PF – Fotos – Arquivo PF e PMES

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (13/05), a Operação Village, visando combater a extração ilegal de areia na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari, Espírito Santo. A ação contou com a participação de 36 policiais federais para cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

As investigações revelaram que os suspeitos atuavam de forma profissional e organizada, realizando a extração de areia no período noturno. Para evitar a ação da fiscalização, utilizavam vigias e armazenavam a areia extraída em depósitos dentro do bairro.

Penas podem chegar a 14 anos de reclusão

Os envolvidos na operação responderão por crimes de extração ilegal de recursos minerais, dano a Unidade de Conservação, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a quatorze anos de reclusão.

Aqueles que comercializam esta areia extraída de forma ilegal também poderão responder pela usurpação de patrimônio da União e associação criminosa.