fbpx
Início > PF e CGU vão investigar possíveis irregularidades no leilão cancelado para importar arroz

PF e CGU vão investigar possíveis irregularidades no leilão cancelado para importar arroz


Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), o pedido de investigação partiu da própria Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)


PF e CGU vão investigar possíveis irregularidades no leilão cancelado para importar arroz | Foto: Freepik

A Controladoria-Geral da União (CGU) abre investigação para apurar possíveis irregularidades na importação de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa da CGU ocorre após um pedido formal da própria CONAB, que solicitou a apuração da regularidade do procedimento de leilão de importação. A Companhia solicitou à CGU, por meio de ofício, que apurasse a regularidade do procedimento de leilão e se colocou à disposição para ajudar nas investigações, disponibilizando os documentos necessários.

Além disso, a Conab está conduzindo suas próprias investigações internas por meio de sua Corregedoria e também acionou a Polícia Federal (PF) para auxiliar no esclarecimento dos fatos. Essas medidas demonstram um esforço conjunto entre as instituições para garantir a transparência e a correção dos processos envolvidos na importação do arroz.

Conab emite nota

No início da noite desta última quarta-feira (12), a Conab emitiu uma nota, chamando para si a solicitação de investigação por parte da CGU e da PF sobre o frustrado leilão da compra de arroz importado. Leia a seguir a íntegra da nota:

“O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, determinou à Corregedoria-Geral da estatal a imediata abertura de processo de averiguação de todos os fatos envolvendo o leilão para a compra de arroz beneficiado importado.

A Companhia também solicitou à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Polícia Federal uma análise de todo o processo envolvendo o leilão. Estas medidas têm como objetivo garantir toda a transparência neste processo, bem como prestar contas e dar a tranquilidade que a sociedade brasileira merece.

O cancelamento do leilão para a compra de arroz, realizado pela Conab na última quinta-feira, visa buscar mais segurança jurídica e técnica para uma operação deste porte, pois o objetivo desta medida é garantir o produto mais barato e de qualidade para a população.

Neste sentido, a Conab, a CGU e a Advocacia-Geral da União (AGU) estão trabalhando na revisão das normas e procedimentos de leilões da Companhia. A Conab reafirma que a segurança jurídica e o zelo com o dinheiro público são princípios inegociáveis.”