O comandante da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o coronel Douglas Caus deu a garantia nesta manhã de segunda-feira (28), durante coletiva de imprensa, de que está sendo aberto um inquérito para investigar as responsabilidades do pai do assassino de 16 anos que matou quatro pessoas e feriu mais de 10 em ataque a tiros em duas escolas de Coqueiral, em Aracruz (ES). O menor demonstrou ser um exímio atirador, inclusive, ter rapidez na troca dos cartuchos com novas munições.
Na internet ainda há vídeos do menor dirigindo tendo o pai como carona e o filmando, sendo que ambos estão sem cinto de segurança. Com isso fica sinalizadas infrações graves de trânsito, como a entrega de veículo automotor a menor de idade sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No anúncio feito nesta segunda-feira, a corporação militar disse que o segundo tenente foi afastado das funções operacionais, mas continuará trabalhando em atividades administrativas.
Segundo a PM, ao chegar na casa do pai, encontrou as armas no lugar onde o criminoso recolocou de volta: “No guarda-roupas do quarto do casal, debaixo de umas roupas”. Outro ponto que deve constar nas investigações é que o pai, um segundo tenente da PMES, se apresenta na internet como sendo “psicanalista”, “neuropsicanalista”, “hipnólogo” e “investigador de fenômenos paranormais e sobrenaturais.” Para quem desejar ver na íntegra a entrevista coletiva das autoridades de segurança do Espírito Santo, no Instagram, é só clicar neste link.
Além disso, o mesmo inquérito tem a obrigação de dar uma resposta à sociedade sobre a relação do uso de símbolos nazistas no uniforme utilizado pelo assassino e o livro “Mein Kamppf (Minha Vida), de autoria de Adolf Hitler, que o pai publicou na sua conta do Instagram. Nessa publicação, o tenente da PM e pai do assassino escreveu: “Ler é uma das chaves de expansão da consciência. Ativa regiões neurais ligadas as recompensas, que é o sistema…”.
Tenente é líder comunitário em Aracruz
O pai do criminoso que matou quatro pessoas, deixou três em estado grave e feriu outras pessoas que se encontravam, nesta última sexta-feira 25, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, e na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), assumiu a presidência da Associação de Moradores do Bairro Village do Coqueiral, em Aracruz (ES) no dia 23 de setembro do ano passado. A Associação tem como endereço a Rua Mogno, 38, Bairro: Coqueiral.
No dia 18 de outubro último, o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho (Cidadania) assinou o decreto Nº 42.981 onde deu permissão para que o segundo tenente da PM, na condição de líder comunitário utilizasse o espaço público, denominado “Campinho de Futebol da Sapolândia” para realizar a Festa do Bairro. A festividade, onde estava presente todas as famílias do bairro, inclusive a do presidente da Associação de Moradores ocorreu na última terça-feira (22), de 19h às 23h50. A festa foi realizada três dias antes do massacre nas duas escolas do bairro.
Comunicado da Secretaria de Saúda das 10 horas
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualizou nesta manhã de segunda-feira (28) as informações sobre as vítimas do ataque de ódio em escolas em Aracruz, ocorrido na última sexta-feira (25) e atendidas pelo SAMU192. Estão hospitalizadas cinco pessoas, sendo três professoras e duas crianças. Dessas pessoas hospitalizadas. Dessas, as duas professoras, respectivamente de 45 e 52 anos, estão em estado grave e uma estudante de 14 anos, que se encontra entubada, está em estado muito grave.
De acordo com o portal UOL, que ouviu uma advogada que está representando o pai, um segundo tenente da Polícia Militar do Espírito Santo, a família decidiu se evadir da Praia de Coqueiral, em Aracruz. De acordo com a informação, os familiares do assassino serial killer de 16 anos, “estão com medo de sofrer uma retaliação.” Apesar do receio em permanecer na cidade, a advogada ouvida pelo portal de notícias afirmou que os pais não sofreram nenhum tipo de ameaça.
A entrevistada disse que os pais estão se perguntando onde erraram na criação do filho. O jovem demonstrou ser um exímio atirador e, inclusive, ter rapidez na troca dos
Sobre os internados na rede estadual:
– Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN): 02 mulheres, idades 52 e 45 anos, seguem em UTI em grave estado geral.
– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”(HEUE): 01 mulher, 58 anos, estado de saúde estável. Aguarda melhora de feridas em membro inferior para ser submetida à nova cirurgia.
– Hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória” (HINSG): 01 criança sexo masculino, 11 anos, evoluiu para estável, estando agora em unidade semi-intensiva; 01 criança sexo feminino, 14 anos, segue em UTI entubada, evoluiu o estado geral para muito grave. Ambas estão no Pronto Socorro do HINSG ‘Dra. Milena Gotardi’.
A Sesa chama a seguinte atenção: Em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade, não serão informados nomes dos pacientes hospitalizados nem características pessoais. O próximo boletim será enviado na segunda-feira (28) no fim do dia.