fbpx
Início > PMV atrasa agendamento da 2ª dose da Coronavac e secretário de Estado da Saúde comenta

PMV atrasa agendamento da 2ª dose da Coronavac e secretário de Estado da Saúde comenta

PMV não tem guardada vacinas para a segunda dose de idosos acima de 65 anos. O agendamento ainda não foi aberto | Foto: Arquivo

A Prefeitura de Vitória (PMV) ainda não abriu o agendamento para a segunda dose da Coronavac para idosos acima de 65 anos, por não ter reservado as vacinas. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, tomou conhecimento de que o prazo de vacinação para este pública, de 21 a 28 dias, começou a vencer na última sexta-feira (16) e o máximo de vinte e oito dias se encerrará nesta próxima sexta-feira ((22).

O secretário, durante entrevista coletiva virtual pelo YouTube no meio desta tarde de segunda-feira (19) disse que o Governo do Estado não pode se responsabilizar, já que somente fez antecipação da vacina destinada aos idosos para outros grupos “em dois ou três momentos”. Mas, mesmo assim garantiu que “em nenhum momento comprometeu a vacina para aplicação na população que recebeu a primeira dose”.

Contrariando recomendação da Sinovac, desenvolvedora da Coranavac, secretário disse que a segunda dose pode passar de 28 dias

Silêncio na PMV

A PMV adotou uma postura de silêncio e não emitiu nenhuma informação sobre o atraso na abertura do agendamento para a segunda dose dos idosos acima de 65 anos e nem informou o motivo. O secretário Nésio lembrou que o Ministério da Saúde havia dado garantia da oferta de novas doses de vacina e que chegou autorizar o uso das doses reservadas para a segunda dose de grupos prioritários.

No entanto essa promessa não foi cumprida. O secretário atribuiu ao atraso no agendamento para a aplicação da segunda dose a um atraso na entrega de novas vacinas, que deveriam ter vindo e não vieram. Apesar de o laboratório Sinovac, que desenvolveu a Coronavac ter afirmado que o prazo máximo para a aplicação da segunda dose é de 28 dias, o secretário disse “que pode ultrapassar”.