As empresas, que foram interditadas com a ação policial, informavam no rótulo uma quantidade de cloro, mas na verdade o consumidor era enganado, porque o teor do elemento químico (Cl) era muito menor do que alegado
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), realizou, nesta última segunda-feira (14), uma operação conjunta com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O objetivo foi o de combater fraudes na fabricação de produtos saneantes.
A ação ocorreu nos municípios de Cariacica e Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória (ES). Durante a operação, duas fábricas legalizadas foram interditadas por produzirem cloro e água sanitária com menor poder saneante ( substância ou preparação usada para limpar, desinfetar, desinfestar, desodorizar ou conservar ambientes) do que o informado no rótulo, caracterizando fraude contra o consumidor. Foram suspensas as comercializações das marcas Lavve e Qsuper, além da apreensão de mais de 3 mil litros de produtos irregulares.
Quem são os fabricantes
De acordo com a Receita Federal, a marca Lavve é da Proquilimp Produtos Quimicos Limpeza Ltda, localizada na Avenida Padre Anchieta, 553, no Bairro Dom Bosco, em Cariacica (ES). A empresa Proquilimp foi fundada em 10 de janeiro de 1995, com atividade principal, conforme a Receita Federal, é 20.62-2-00 – Fabricação de produtos de limpeza e polimento. Sua situação cadastral até o momento é Ativa.O proprietário é Ramon Eymard de Sousa Santos.
Já a Qsuper Comercio e Industria Ltda, detentora da marca Qsuper, a Receita Federal informa que está localizada na Avenida Graca Aranha, 44, no Bairro SãoTorquato, em Vila Velha (ES). A empresa Qsuper Comercio e Industria Ltda foi fundada em 22 de março de 2016. Sua atividade principal, conforme a Receita Federal, é 47.59-8-99 – Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico “não especificados anteriormente.” Os sócios-administradores são Felippe Zanotti Schneider e Doalcir Schneider.