fbpx
Início > Políticos capixabas eleitos vão ser diplomados pelo TRE-ES nesta segunda (19)

Políticos capixabas eleitos vão ser diplomados pelo TRE-ES nesta segunda (19)


Diplomação habilita candidatos eleitos a tomar posse e valida a escolha dos eleitores. Ainda não há confirmação oficial se o deputado estadual bolsonarista reeleito, Lucinio Castelo de Assumção (PL), o capitão Assumção, que está usando tornozeleira eletrônica, poderá ser diplomado


Os deputados estaduais eleitos e que serão diplomados vão ocupar as 30 cadeiras da Assembleia Legislativa do ES | Foto: Lucas S. Costa/Ales

Na segunda-feira (19), às 15 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2022. O diploma atesta a vitória nas urnas. Após a formalidade, os deputados estaduais e federais, senador da República e governador do Estado estarão aptos a tomar posse dos cargos no próximo ano. Para os interessados em acompanhar o evento virtualmente, o TRE-ES fará uma transmissão ao vivo por meio do seu canal oficial no YouTube.

De acordo com o assessor de comunicação institucional do TRE-ES, Gustavo Tenório, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral. “O processo começou no início do ano, com cadastro daqueles que pretendiam se candidatar. Depois vieram as convenções partidárias, em seguida a propaganda eleitoral, a votação, a prestação de contas de campanha e, agora, a diplomação, que é a etapa de encerramento, um momento de certificar a legitimidade do processo eleitoral e diplomar os que foram eleitos”, explica.

Conforme o Código Eleitoral, o diploma é o documento onde constam, além do nome do candidato, o cargo para o qual foi eleito, a legenda sob a qual concorreu ou a sua classificação (no caso de suplente) e, facultativamente, outros dados a critério da Justiça Eleitoral.

A solenidade

Ainda não está definida a ordem em que os eleitos serão diplomados, mas Tenório acredita que os primeiros serão os deputados estaduais, os federais e o senador da República, todos com os seus respectivos suplentes. Os últimos devem ser o governador e o vice.  “Ao ser chamado, cada eleito vai se dirigir ao tablado, onde ficam os juízes do Pleno, e receberá o diploma das mãos do presidente do TRE”, explicou.

O governador eleito será convidado, em nome dos diplomandos, a fazer um discurso de encerramento da cerimônia. Cada candidato eleito poderá levar um convidado e a apresentação dos convites será obrigatória.

“Nós já expedimos os convites com antecedência e, assim que chegar ao local, o candidato será conduzido para o salão principal da solenidade e os convidados ficarão num ambiente anexo. Embora o TRE seja um prédio público, no dia do evento o acesso vai ser controlado. Sem apresentação de convite não tem entrada”, adianta.

Os ausentes

O diploma recebido é um documento indispensável para que o eleito tome posse no seu cargo. No caso de não comparecimento presencial, o candidato receberá o documento digital. “A gente espera todos aqui mas, na eventualidade, problemas de saúde e de foro íntimo podem acontecer. Nesse caso, o diplomando vai receber o certificado pelo e-mail cadastrado no registro de candidatura”, finalizou Gustavo Tenório.

Serão diplomados deputados estaduais, federais e senador, além de suplentes

Deputados estaduais eleitos no ES:

– Sergio Meneguelli (Republicanos)

–  Lucinio Castelo de Assumção (PL)

– João Carlos Coser (PT)

– Camila Costa Valadão (PSOL)

– Alexandre Marcelo Coutinho Santos (Podemos)

– Iriny Nicolau Corres Lopes (PT)

– Tyago Ribeiro Hoffmann (PSB)

– Bruno da Costa Resende (União Brasil)

– Lucas Da Re  Polese (PL)

– Vanderson Alonso Leite (PSDB)

– Lucas Scaramussa (Podemos)

– Raquel Ferreira Mageste Lessa (PP)

– Denner Januário da Silva (União Brasil)

– Janete Santos de Sá (PSB)

– Danilo Bahiense Moreira (PL)

– Pablo Aurino Ramos Araújo (Patriota)

– Adilson Espindula (PDT)

– Theodorico de Assis Ferraço (PP)

– Hudson Soares Leal (Republicanos)

– Edmar Lorencini dos Anjos (PSDB)

– Alexandre Araújo Marçal (PSC)

– José Esmeraldo de Freitas (PDT)

– Dary Alves Pagung (PSB)

– Fabrício Gandine Araújo (Cidadania)

– Wellington Callegari (PL)

– Ademir José Gomes Pereira (PL)

– Alcântaro Victor Lazzarini Campos (Republicanos)

– Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

– Benedito Alves Costa (Republicanos)

– Weliton Virgilio Pereira (PTB)

Deputados federais eleitos no ES:

Helder Ignácio Salomão (PT): 120.337 votos

Gilvan Aguiar Costa (PL): 87.994 votos

Evair Vieira de Melo (PP): 75.034 votos

Gilson Daniel Batista(Podemos): 74.215 votos

Josias Mário da Vitória (PP): 71.779 votos

Victor Garozi Linhalis (Podemos): 53.483 votos

Amaro Rocha Nascimento Neto (Republicanos): 52.375 votos

Jackeline Oliveira Rocha (PT): 51.317 votos

Paulo Roberto Foletto (PSB): 48.776 votos

Manoel Messias Donato Bezerra (Republicanos): 42.640 votos

Senador eleito pelo Espírito Santo:

Magno Pereira Malta: 821.189 votos