“A CNN Brasil comunica que rescindiu o contrato com o jornalista Alexandre Garcia nesta sexta-feira (24). A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz\ a emissora, em comunicado. Pouco antes, no quadro ‘Liberdade de Opinião’ o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ex-assessor de imprensa da ditadura militar não apenas defendeu o uso dos medicamentos sem eficácia contra Covid-19, mas ousou fazer a defesa através da CNN da empresa da morte, a Prevent Senior.
Esta última vem sendo acusada pela CPI da Pandemia de fazer testes com pacientes semelhantes ao que o médico nazista Josef Mengele fazia no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. A mesma Prevent Senior ainda omitia a morte de pacientes por Covid-19 para ajudar a reduzir a quantidade de mortos na pandemia, atribuindo outro código internacional de diagnósticos (CID) e não o B34.2, que é o da Covid-19. A defesa da empresa Prevent Senior foi o suficiente parfa Alexandre Garcia ser demitido por justa causa.
Fake News
Alexandre Garcia, desde a estreia da CNN Brasil em 15 de março do ano passado, se especializou em difundir Fake News a favor do uso de remédios sem nenhum eficácia cientifica contra o Covid-19 e por fazer apologia favorável à Bolsonaro. O Jornalismo é a única profissão que não possui um conselho regional de avaliação da má conduta de profissionais, por pressão contrária de grupos políticos de direita e de grandes empresas de comunicação. Todas as outras profissões, como advocacia, economia, enfermagem, medicina, odontologia, serviço social, entre outras, possuem seus conselhos regionais de avaliação de conduta profissional.
Após vomitar os seus Fake News, logo em seguida a CNN Brasil desmentiu Garcia. A apresentadora Elisa Veeck disse: “Reitero sempre para vocês que nos acompanham que as opiniões emitidas pelos comentaristas do quadro não refletem necessariamente a posição da CNN. E mais um acréscimo aqui neste fim do quadro de hoje, a CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia”.