fbpx
Início > Portuários fazem manifestação de 12 horas nesta sexta-feira contra a privatização da Codesa

Portuários fazem manifestação de 12 horas nesta sexta-feira contra a privatização da Codesa

Os portuários convidam a população, já que os portos são de interesse da economia local | Reprodução: Suport-ES

Os portuários realizam nesta sexta-feira (28), de 7h às 19 horas, manifestação contra a entrega dos portos vinculados à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) aos empresários, em leilão programado pelo governo Bolsonaro para ocorrer no próximo dia 25 de março. Os atos ocorrem  desde as 7 horas nas entradas do  Cais comercial de Vitória, localizada na Ilha do Príncipe, em Capuaba, em Vila Velha no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). Terminal de Peiú e Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS). Em Aracruz, o ato ocorre no Portocel.

“O Porto de Vitória é um porto público, é patrimônio dos capixabas e não pode ser vendido. É um porto que dá lucro, portanto, não tem de ir à leilão. É autossustentável, não precisa de recursos do governo federal. Quem virar dono do porto, não vai pensar no povo, só vai querer seu lucro! É menos emprego, menos impostos e menos respeito à sociedade capixaba! Manter o porto público é defender a soberania nacional”, diz o convite dos portuários à população em geral. “Participe. O porto é interesse de toda a sociedade capixaba. Se o porto é público, é bom para todos”, completa o convite.

Vídeo dos portuários para lembrar que nesta sexta-feira, 28 de janeiro, é o Dia dos Portuários | Vídeo: Redes sociais

Dia do Portuário

No Espírito Santo, em rede social, o capixaba Eduardo Guterra, presidente da Frente Nacional dos Portuários (FNP) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) disse: “Hoje, *Dia do Portuário, quando o Suport-ES completa 29 anos.O sindicato parabeniza todos os portuários e portuárias que tanto se dedicam ao desenvolvimento dos nossos portos, das nossas cidades e do nosso País..Somos luta! Somos coragem! Somos resistência! Somos conquistas! Somos gente do porto! Parabéns a todos os companheiros e companheiras”.

Todos os portos da Codesa, em Vitória, Vila Velha e em Aracruz estão sendo oferecidos em leilão no dia 25 de março e qualquer um desembolsar o pequeno valor de R$ 327 milhões, fica dono da Codesa. Até agora, o governador do PSB, Renato Casagrande, não fez nenhum pronunciamento contrário e nem participou dos protestos junto com os portuários, em defesa dos portos públicos capixabas.