O Posto Aliança, com a bandeira da distribuidora Atlântica, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, 629, no Bairro Paul, em Vila Velha (ES), foi interditado nesta última sexta-feira (1) após ter sido flagrado comercializando combustível adulterado com metanol. O posto estava comercializando combustível adulterado com metanol, segundo informações da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES);
A interdição faz parte da Operação Meta, desenvolvida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a comissão dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa (Ales). O intuito das autoridades é desarticular um esquema nacional de adulteração de combustíveis com metanol. Daí, o nome da operação: Meta.
As investigações iniciais apontaram que o produto era armazenado no Paraná e trazido ao Espírito Santo por empresários paulistas, que abasteciam postos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam metanol para adulterar etanol.
O que é etanol e metanol?
O etanol é o álcool produzido através do milho e da cana-de-açúcar. Sua fórmula é a seguinte: C2H5OH. É muito usado como combustível, encontrado nos postos de combustível do Brasil. O etanol também é usado como ingrediente de produtos de limpeza. A diferença do etanol que bebemos em latas de cerveja e garrafas vinho para o etanol usado no posto de gasolina e no frasco de desinfetante está na presença de agentes desnaturantes que não devem ser consumidos, como, por exemplo, o benzoato de denatônio e o metanol.
Já o metanol, cuja fórmula é CH3OH é bastante tóxico. A substância também pode ser chamada de álcool metílico. Normalmente, é obtida através de destilado de cana-de-açúcar. Seu uso é muito comum em indústrias.
A principal diferença entre etanol e metanol é que etanol significa álcool etílico, o que significa que o esqueleto de carbono é feito de dois átomos de carbono, enquanto metanol significa álcool metílico, o que significa que o esqueleto de carbono é feito de um único átomo de carbono. O etanol é produzido pelo método de fermentação de açúcares por leveduras, enquanto o metanol é feito sinteticamente por catálise a partir de dióxido de carbono, monóxido de carbono e hidrogênio.
Nova fase da Operação Meta
A interdição do posto com bandeira Atlântica em Paul faz parte de uma nova fase da Operação Meta, que no último 10 de agosto teve a sua primeira fase deflagrada. Foi quando foram dados cumprimento a oito mandados de busca e apreensão comerciantes e atravessadores de combustíveis, além de transportadoras de produtos inflamáveis, inclusive na residência dos envolvidos, na Grande Vitória.
Naquela mesma ocasião, a operação interditou quatro postos no Estado do Rio de Janeiro com combustível adulterado por metanol e apreendeu 241 mil litros da substância que pertenciam a seis empresas do Espírito Santo e que estavam armazenados em um terminal no Paraná.