fbpx
Início > Prefeituras capixabas serão monitoradas pelo Observatório da Mídia da Ufes

Prefeituras capixabas serão monitoradas pelo Observatório da Mídia da Ufes


O monitoramento será fruto de uma parceria da Ufes com a Transparência Capixaba


Usuários das transparências municipais reclamam de que muita informação é dificultada pelas Prefeituras, o que inviabiliza a transparência de como utiliza o dinheiro público | Foto: Reprodução/internet

O Observatório da Mídia da Ufes estabeleceu uma parceria com a Transparência Capixaba para um projeto que irá monitorar o índice de transparência pública das prefeituras no Espírito Santo. Com a participação de estudantes, pesquisadoras, pesquisadores, equipe técnica e da sociedade civil, serão analisados os índices de transparência e de governança, as plataformas utilizadas, o trato das informações e a maneira como tais informações são comunicadas e acessadas. A iniciativa surge de um acordo de cooperação técnica com a Transparência Internacional – Brasil, que desenvolveu a metodologia e presta suporte técnico aos avaliadores.

No ano de 2020, durante o auge da crise sanitária causada pela pandemia de covid-19, foi decretada em todos os níveis de poderes a situação de emergência que possibilitou, dentre outras coisas, a dispensa de licitação e a redução do controle social sobre as contratações feitas pelos governos municipais, estaduais e federal. A Transparência Internacional – Brasil criou uma metodologia de avaliação de transparência de tais contratos e convidou as instituições de controle social a replicá-la em nível local. No Espírito Santo, a Transparência Capixaba avaliou 38 municípios com mais de 20 mil habitantes. Os resultados observados estão disponíveis neste site da entidade. 

Devido ao sucesso da iniciativa no Espírito Santo, a Transparência Internacional – Brasil sugeriu que a ação fosse ampliada para todos os 78 municípios do estado e que outros quesitos fossem incluídos para o índice de transparência, governança e acesso à informação. O Observatório da Mídia, por sua tradição em estudos sobre transparência e acesso à informação, foi convidado a participar da ação com um projeto de extensão envolvendo pesquisadoras, pesquisadores e estudantes do curso de Comunicação Social e da pós-graduação em Comunicação e Territorialidades.

A coordenação do Observatório destaca que a iniciativa servirá de modelo para todo o país e será uma oportunidade para aproximar a comunidade universitária de uma ação relevante de controle social e colaboração no estabelecimento de políticas públicas, possibilitando a troca de experiências com a ONG Transparência Internacional e capacitando estudantes e pesquisadores para o uso de metodologias de acompanhamento e acesso à informação e de comunicação e transparência pública.

Voluntários

Quem possui interesse em se candidatar como extensionista voluntária ou voluntário, basta preencher a ficha de inscrição clicando neste link  até 4 de abril. As pessoas inscritas receberão um convite para participar de reunião com a coordenação do Observatório da Mídia e da Transparência Capixaba sobre os detalhes do projeto. Candidatas e candidatos que participarem da iniciativa receberão treinamento e certificado da ONG Transparência Internacional, do Observatório da Mídia e da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes.

A coordenação do projeto na Ufes será do secretário-geral da Transparência Capixaba, Rodrigo Rossoni, e, por parte do Observatório da Mídia, do professor Victor Gentilli e da pesquisadora Luma Dutra.