Etapas preparatórias municipais e regionais, estaduais e distrital serão realizadas até 30 de outubro de 2023; última edição da CNJ foi realizada em 2015
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, convocou a 4ª Conferência Nacional de Juventude (CNJ), a ser realizada de 14 a 17 de dezembro deste ano, em Brasília (DF). O tema do evento será “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. O Decreto 11.619/2023 foi publicado nesta quarta-feira (26/7) no Diário Oficial da União.
A última edição da CNJ ocorreu em 2015, durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. A primeira Conferência marcou o ano de 2008, enquanto a segunda foi realizada em 2011. Em agosto de 2019 a 4ª edição chegou a ser convocada, mas foi adiada em 2020 e, por fim, acabou não sendo realizada.
A 4ª Conferência de Juventude será coordenada pelo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Marcus Barão, em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral (SG) da Presidência da República. A conferência será presidida pelo ministro Márcio Macêdo (SG-PR).
Uma Comissão Organizadora (CO) nacional, que será composta por representantes do Governo Federal e da sociedade civil indicados, respectivamente, pela SNJ e pelo Conjuve, vai elaborar o regimento interno da CNJ.
O regimento interno vai abordar a organização e o funcionamento da 4ª Conferência Nacional de Juventude; as etapas preparatórias, municipais e regionais, estaduais e distrital; a consulta nacional aos povos e às comunidades tradicionais; e outras etapas que vierem a ser estabelecidas.
Mobilização e preparação
No final de junho (dia 28) o Conjuve e a SNJ reuniram, virtualmente, representantes de movimentos sociais ligados à temática para divulgar o calendário preparatório para a 4ª CNJ, além de mobilizar os gestores estaduais e municipais e elucidar dúvidas sobre processos e prazos.
A reunião contou com mais de 100 representantes de movimentos estaduais, nacionais e internacionais. As organizações da sociedade civil também puderam dialogar, em um bloco reservado a perguntas, momento importante de interação dos participantes.
A diversidade das organizações participantes animou o Conselho. “As pessoas saíram do encontro comprometidas a levar o debate sobre a Conferência para suas respectivas organizações, que são nacionalizadas e têm lastro para fazer a pauta chegar a todos os estados do Brasil”, destacou o secretário-executivo do Conjuve, Matheus Diniz.
Fórum Estadual celebra primeira edição do Projeto Juventudes no ES
Uma experiência multissensorial. Essa é a proposta do Fórum Estadual das JuventudES, evento que celebra a execução do Projeto JuventudES, e que acontece neste sábado (29), a partir das 12h, no Matrix Music Hall, em Cariacica. O Fórum é uma ação exclusiva voltada para os contemplados no Edital JuventudES e para os atendidos pelos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do Estado.
A programação inclui o lançamento do Almanaque JuventudES, publicação que apresenta as ações e os proponentes envolvidos no projeto; o Talk JuventudES, exposição de dez dos 120 projetos aprovados – em formato TEDxTALK – em que um representante de cada cidade conta sobre a experiência de execução do seu projeto; além do Palco Aberto, com DJ Chapola, e as apresentações do Grupo Olhar de Sedução e de rapper César MC.
“O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões. Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas, nas cidades que mais precisam. São projetos que levam lazer, cultura, e fomentam a economia criativa. O Governo do Estado faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
“O objetivo do Fórum das JuventudES é apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto JuventudES e visibilizar as ações idealizadas pelas juventudes do Espírito Santo, além de reforçar a importância de atividades de políticas públicas voltadas para os jovens.
Esta ação, que encerra um ano de atividades, reafirma a importância do protagonismo juvenil para a transformação do indivíduo e, consequentemente, do seu entorno e da sociedade”, pontuou Larissa Delbone, diretora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte, OSC gestora do projeto JuventudES.
Thais Souto Amorim, coordenadora do JuventudES, destacou a realização de promover uma ação de impacto social tão potente. “O JuventudES comprova o que já sabíamos: a juventude tem voz, talento e vontade de realizar.
Os 120 projetos executados são um recorte da pluralidade, da vontade de transformação, da multiplicação de saberes e do poder de troca tão presente nas comunidades periféricas. Foi muito enriquecedor ter exercido essa com todos os proponentes essa troca, durante esses meses de trabalho árduo, mas também extremamente prazeroso”.
Almanaque
A programação do Fórum Estadual das JuventudES apresenta duas ações que jogam luz sobre o protagonismo das juventudes durante a execução do projeto. As 120 ações idealizadas pelos jovens e contempladas no edital do Projeto JuventudES ganham destaque no Almanaque JuventudES, que será lançado no evento.
A publicação apresenta um breve perfil sobre cada um dos proponentes – e de seus projetos –, além de textos que abordam a execução do projeto e uma análise técnica sobre a juventude mapeada durante as atividades que se iniciaram com a mobilização e apresentação do projeto nos territórios até a execução das propostas selecionadas.
As atividades também incluem o Talk JuventudES, uma apresentação no estilo ‘conversa com o público’, em que um proponente de um dos dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em defesa da Vida falará brevemente sobre o seu projeto, as principais motivações, e o processo para executá-lo, compartilhando conhecimentos importantes a partir das vivências com o edital JuventudES. Essa atividade será transmitida pela TVE-Espírito Santo.
Atrações
Quem abre a programação cultural é o Grupo Olhar de Sedução. Formado exclusivamente por mulheres, a apresentação traz um repertório de samba e pagode para receber as juventudes. Após o Talk JuventudES, o DJ, beatmaker e produtor musical Chapola sobe ao palco e, além de discotecar, comanda as apresentações de dança no Palco Aberto.
Encerrando o evento, o rapper César MC. Natural do Morro do Quadro, o artista é um dos grandes nomes ligados ao universo hip hop. Com parcerias com o coletivo Poesia Acústica e o rapper Xamã, ele promete uma apresentação emocionante para fechar com excelência as atividades do JuventudES.
Projeto JuventudES
Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e que teve a gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destinou especial atenção às questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo o acompanhamento e a efetiva fruição das ações propostas em rede.
O projeto também teve como foco os jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas.
O projeto foi desenvolvido nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, e resultou na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações fomentaram e acompanharam o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, dessa forma, contribuíram para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.
Serviço:
Fórum Estadual das JuventudES
Dia: 29 de julho de 2023, sábado
Horário: das 12h às 20h
Local: Matrix Music Hall (Cariacica, Espírito Santo)
Evento Fechado