fbpx
Início > Primeiro brasileiro a comandar a Interpol toma posse em 7 de novembro

Primeiro brasileiro a comandar a Interpol toma posse em 7 de novembro


A entidade policial com mais de 100 anos de existência tem pela primeira em seu comando um brasileiro. O mandato vai até novembro de 2029


Primeiro brasileiro a comandar a Interpol toma posse em 7 de novembro. A posse de Urquiza será na sede da entidade em Lyon, na França (foto acima) | Imagens: Divulgação/Interpol

O primeiro policial brasileiro a ocupar o cargo de secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida pela sua sigla Interpol (do inglês International Criminal Police Organization), Valdecy Urquiza, vai tomar posse em 7 de novembro de 2024. A solenidade será na sede da Interpol, em Lyon, na França e o mandato é de cinco anos.

Segundo nota à imprensa divulgada pela entidade, o cargo de secretário-geral da Interpol é o principal funcionário da organização, que conta com 196 países membros. “Com o aumento significativo da criminalidade transnacional, o trabalho da Interpol nunca foi tão importante”, destacou o presidente da Interpol Ahmed Naser Al-Raisi.

“Além de manter a neutralidade da Interpol, o próximo secretário-geral será encarregado de trabalhar com os nossos países membros para continuar o importante trabalho para combater a atividade criminosa internacional, construindo capacidade e capacidade de policiamento e garantindo que os nossos sistemas continuam a ser usados para capturar os mais perigosos criminosos do mundo”, acrescentou Al-Raisi.

Policiamento internacional

“Urquiza impressionou o Comité Executivo com a sua experiência, visão e compromisso com o policiamento internacional. Ele traz experiência significativa de policiamento, como policial sênior no Brasil”, continuou. Valdecy Urquiza atualmente ocupa o cargo de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal Brasileira.

Desde 2021, após ser eleito pela Assembleia Geral da Interpol, também atua como vice-presidente da entidade voltado para as Américas. No Brasil, Urquiza também liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

O novo secretário-geral da entidade é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (CE) e pós-graduado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele também se formou na Academia Nacional do FBI em Quantico, Virgínia, EUA. Valdecy Urquiza é casado e tem dois filhos.

Candidatos que concorreram ao cargo de Secretário-Geral da Interpol:

  • .1) Stephen KAVANAGH
  • País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
  • Funções atuais: Diretor Executivo dos Serviços Policiais da INTERPOL
  • .2) Mubita NAWA
  • País: República da Zâmbia
  • Funções atuais: Diretor – Administração, Serviço de Polícia da Zâmbia
  • .3) Faisal SHAHKAR
  • País República Islâmica do Paquistão
  • Funções atuais: Conselheiro político e chefe da Divisão de Polícia das Nações Unidas
  • .4) Valdecy URQUIZA
  • País: República Federativa do Brasil
  • Funções atuais: Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal brasileira e atual vice-presidente da Interpol para as Américas