A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se inicia no Campus Goiabeiras da Ufes nesta quarta-feira (19), tem como tema central “Clima e Oceano: a Urgência de Construir um Futuro Sustentável”. Os organizadores da manifestação prometem denunciar a privatização para todo o Brasil

As autoridades que vão participar da abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Campus Goiabeiras da Ufes nesta quarta-feira (19), em Vitória (ES), vão encontrar uma manifestação contra a privatização dos parques públicos estaduais, idealizada perlo atual Governo do Espírito Santo. A entrega dos seis parques estaduais para empresários ganharem dinheiro com a privatização, segundo os organizadores do protesto, está em desacordo com o tema do evento da SBPC é “Clima e Oceano: a Urgência de Construir um Futuro Sustentável.”
A medida, segundo os organizadores da manifestação, que reúne professores da própria Ufes e a maiores autoridades do Espírito Santo em meio-ambiente e que integram o Movimento de Defesa das Unidades de Conservação do ES”, visa alertar sobre a incoerência do “Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável das Unidades de Conservação do Espírito Santo (Peduc)” junto aos cientistas. O Peduc foi criado por decreto pelo governador Renato Casagrande (PSB) junto com o presidente regional do partido União Brasil, Felipe Rigoni, que é o seu secretário estadual do Meio Ambiente.
“Denunciar as atrocidades”, diz o movimento em defesa dos parques
“É uma grande oportunidade para que o Movimento em Defesa das Unidades de Conservação do ES denunciar as atrocidades que vêm sendo cometidas pelo atual Governo do ES, com a proposta de privatização dos nossos Parques Estaduais, pois o evento tem abrangência Nacional e Internacional. O governador Casagrande, presidente do Consórcio Brasil Verde “Governadores do Clima”, estará presente. Precisamos denunciar ao Brasil a má condução das políticas públicas de meio ambiente do Estado. O Brasil precisa saber que o governador não representa os interesses de proteção ambiental”, dizem no convite à população formulado pelo movimento que reúne os maiores importantes cientistas capixabas em meio ambiente.
Para isso, o movimento está convidando a população capixaba em geral, juntamente com os defensores do meio ambiente no Espírito Santo, para que compareça nesta quarta-feira, às 15h30, em frente ao Teatro da Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória. “Vamos denunciar o Peduc ao Brasil” e “Diga não à privatização de nossos parques estaduais”, são as palavras de ordem. E o convite diz: “Convidamos para a manifestação contra o Peduc na Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”, é o chamamento da população capixaba.
A privatização das Unidades de Conservação do Espírito Santo, idealizada por Casagrande/Rigoni, está prevista no Programa de Concessão do Governo do Estado (Decreto-R nº. 5409/2023) e abrange os seguintes Parques Estaduais/Unidades de Conservação:
- Cachoeira da Fumaça,
- Forno Grande,
- Mata das Flores,
- Pedra Azul,
- Paulo Cesar Vinha,
- Itaúnas.
Luta contra privatização segue firme, diz deputada
A deputada estadual capixaba Camila Valadão (PSOL) usou as suas redes sociais para o postar um vídeo com integrantes do Movimento de Defesa das Unidades de Conservação do ES e fazer uma postagem sob o título “Luta em Defesa das Unidades de Conservação Segue Firme! O Peduc é um ataque às Unidades de Conservação!.”
Valadão diz que “o Governo do Estado criou, sem diálogo, o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável das Unidades de Conservação (Peduc). Mas quem vive e protege esses territórios denuncia: o programa pode abrir caminho para a exploração privada e colocar em risco nossas áreas protegidas.”
No vídeo divulgado pela parlamentar estadual estão trechos de uma entrevista concedida pelos ambientalistas capixabas Silvia Sardenberg, Hugo Cavaca e Simone Machado, ao portal de notícias Século Diário. Os três foram representando o Movimento de Defesa das Unidades de Conservação do ES. O tema é a privatização e os prejuízos que provoca ao meio ambiente e à natureza do Espírito Santo