“Um simples café tem muito a nos ensinar sobre os seis grandes objetivos que todos os gestores de marcas deveriam ter em mente: a ampliação do awareness (publicidade); o fortalecimento dos discursos (propaganda); a melhoria da experiência dos usuários (UX); o gerenciamento do ecossistema de mercado (marketing); a ampliação da percepção sensorial de valor (branding); e o hipercrescimento dos negócios (growth).” É dessa forma que o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes Cláudio Rabelo, justifica o título de seu novo livro: A estratégia do cafezinho: como transformar produtos em marcas imbatíveis.
O lançamento do livro ocorre nesta quinta-feira (2), em uma noite de autógrafos programada para ocorrer na Livraria Leitura, no Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória (ES). Na obra, o professor usa o popular cafezinho como uma metáfora para explicar a estratégia dos objetivos fundamentais para a gestão de qualquer marca. Atualmente, o autor coordena o Laboratório de Estudos em Tecnologias Criativas da Ufes e leciona disciplinas voltadas aos novos contextos e às ferramentas da propaganda e da estratégia.
O livro apresenta 49 lições – que abordam temas como propaganda, marketing, publicidade e branding, entre outras – são mapeadas nas oito partes do livro e organizadas de acordo com a lógica de um convite para o cafezinho. A publicação será vendida por R$ 74,90 e poderá ser adquirido em livrarias e plataformas on-line, como o site da Editora Alta Books e na Amazon.
O livro é dividido em oito partes, organizadas de acordo com a lógica do cafezinho:
• Um convite ao café: os novos contextos dos negócios;
• Ativação da paixão: lições sobre propaganda;
• Ativação do mercado: lições sobre marketing;
• Ativação da experiência: lições sobre UX;
• Ativação da atenção: lições sobre publicidade;
• Ativação do valor: lições sobre branding;
• Ativação do crescimento: lições sobre growth;
• Até o próximo café: o canvas da estratégia do cafezinho.