O professor aposentado da Ufes Gelson Junquilho lança nesta quinta-feira (30), o livro Confesso que aprendi – memórias e provocações sobre boas práticas de gestão. O lançamento será realizado às 19 horas, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), localizada na rua Francisco Fundão, 156, bairro Morada de Camburi, em Vitória.
O livro aborda uma série de histórias relacionadas à gestão, vividas pelo autor ao longo de várias décadas, desde os anos 1970 até os dias atuais, oferecendo uma abordagem que entrelaça teoria e prática em contextos estratégicos de gestão organizacional. Na primeira parte da obra, Junquilho explora as influências de sua infância que contribuíram para o desenvolvimento de seu senso de organização. Ele compartilha experiências como estudante, enfatizando a importância do estudo para garantir um futuro promissor. Além disso, o autor relata como sua participação em movimentos estudantis durante a ditadura militar desempenhou um papel fundamental em sua trajetória como administrador.
Na segunda parte do livro, o professor oferece uma visão detalhada de suas experiências em posições estratégicas como gestor organizacional em ações voltadas para o Governo do Estado, destacando os desafios enfrentados na elaboração de projetos significativos.
Em sua essência, Confesso que aprendi apresenta a história do Espírito Santo entrelaçada com a história pessoal do autor. “É fonte de inspiração tanto para aqueles já envolvidos na área da gestão quanto para aqueles que aspiram a desempenhar funções administrativas”, afirma Junquilho.
Sobre o autor
Graduado em Administração pela Ufes, Gelson Junquilho foi professor do Departamento de Administração, além de diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) no período de 2009 a 2013 e pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania de 2016 a 2019. Também foi fundador e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Práticas nas Organizações (Nepro) do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Na gestão pública, foi secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Vitória e secretário de Educação da Prefeitura Municipal da Serra em duas gestões.
Atualmente é docente credenciado da Esesp e atua como consultor organizacional e palestrante nas áreas de gestão com pessoas, mudança organizacional e desenvolvimento gerencial.
Texto: Thereza Marinho, com informações da Esesp