A homenagem foi proposta pela deputada estadual Camila Valadão (PSOL), motivada pela publicação do livro “História da educação especial das pessoas com deficiência visual no estado do Espírito Santo: o que as professoras têm a dizer?”

O professor Douglas Ferrari, do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Ufes, recebeu um voto de congratulação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta terça-feira, 22. A homenagem, requerida pela deputada Camila Valadão, foi motivada pela publicação do livro História da educação especial das pessoas com deficiência visual no estado do Espírito Santo: o que as professoras têm a dizer?, organizado por Ferrari.
“O livro, por meio de sua pesquisa rica e de seu olhar atento sobre a realidade da educação especial no Espírito Santo, cumpre um papel importante ao valorizar a trajetória de ensino inclusivo e ao ampliar o entendimento sobre a contribuição das mulheres nesse processo. Esse feito merece o reconhecimento desta Casa [Assembleia Legislativa] e a gratidão de todos os que se dedicam ao desenvolvimento da educação inclusiva em nosso Estado”, afirmou a deputada no requerimento do voto.
Homenagem à pesquisa
“É uma homenagem à pesquisa e às protagonistas desse projeto, que são as professoras. Também uma homenagem à história e à memória da educação das pessoas com deficiência no Espírito Santo”, disse o professor.
Com onze capítulos distribuídos em 172 páginas, o livro reúne pesquisas, diálogos de fontes, análise e escrita desenvolvidos por professoras que mostram como a inclusão para alunos cegos já acontecia no Espírito Santo desde o final da década de 1960. A publicação é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e a quem se interessa pelas questões relacionadas à educação especial das pessoas com deficiência.
Serviço:
A versão digital da obra está disponível gratuitamente neste link.
Texto: Leandro Reis