fbpx
Início > Professora da Ufes lança obra na Bienal do Livro sobre exploração sexual de bailarinas

Professora da Ufes lança obra na Bienal do Livro sobre exploração sexual de bailarinas


O livro desvenda um crime de tráfico e exploração de bailarinas italianas do ballet Excelsior. A pesquisa possui dados inéditos do arquivo público sobre o protagonismo de Dom Pedro II no crime, obras de Lima Barreto como fonte de denúncia e a força das permanências culturais misóginas de Luís XIV


O livro traz informações inéditas sobre a atuação do imperador Dom Pedro II no crime de tráfico e exploração sexual de bailarinas italianas | Imagem: Reprodução da capa da obra literária

A professora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes Rosely Pires lança neste sábado (9), o livro Fontes inéditas sobre Dom Pedro II e Luiz XIV: protagonistas do tráfico e exploração sexual de bailarinas. O lançamento será realizado na Bienal Internacional do Livro, que teve início no dia 2 de julho e vai até domingo (10), em São Paulo.

O livro apresenta dados inéditos do arquivo público sobre um crime de tráfico e exploração sexual de bailarinas do Ballet Excelsior de Milão, ocorrido em 1833. A companhia fazia apresentações nos mais famosos teatros do mundo, com lucros expressivos de bilheteria. O estudo apresenta o protagonismo de Dom Pedro II no crime, obras de Lima Barreto como fonte de denúncia e as permanências culturais das políticas públicas misóginas e homofóbicas de Luiz XIV na produção do estereótipo negativo da bailarina e do bailarino.

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, a professora Rosely Pires criou e coordena o projeto de extensão Formação em Dança (Fordan), que tem como foco o enfrentamento da violência, acolhendo mulheres na periferia de Vitória em situação de vulnerabilidade e suas famílias. O projeto possui uma equipe multidisciplinar e, entre outras ações, produz espetáculos de cultura denunciando violências. O livro estará disponível para venda no site da Editora Autografia  e na Amazon.