O evento tem o objetivo de apresentar questões atuais sobre o meio ambiente, em especial a crise climática, e discutir sobre como parques e unidades de preservação, que estão sob ameaça de serem privatizados pelo governador Renato Casagrande (PSB), se tornam espaços estratégicos de conservação da rede natural de equilíbrio das espécies vegetais e animais
Professores do Centro de Artes (CAr) promovem nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 10 horas, uma aula aberta sobre o tema Natureza: Observar, Conhecer, Preservar. O evento tem o objetivo de apresentar questões atuais sobre o meio ambiente, em especial a crise climática, e discutir sobre como parques e unidades de preservação se tornam espaços estratégicos de conservação da rede natural de equilíbrio das espécies vegetais e animais.
A aula, aberta a todas as pessoas interessadas no assunto, acontecerá no auditório do CAr e será ministrada pelo biólogo e ambientalista Hugo Cavaca.
O evento faz parte das atividades que compõem a semana de recepção aos novos estudantes da Ufes, tornando-se um evento de introdução ao conceito de conservação em seus aspectos teóricos e práticos, além de divulgação da campanha de conscientização sobre a conservação da natureza. “Entendo que a Universidade deve promover, entre todos os níveis de conhecimento, a questão ambiental, que se torna crítica neste momento”, avalia a professora do Departamento de Artes Visuais Isabela Frade, que também integra um movimento em defesa das unidades de conservação do Espírito Santo.
Educação ambiental
Segundo ela, a ideia surgiu da necessidade de desenvolver um exercício de educação ambiental, tendo em vista a riqueza ambiental do Espírito Santo que muitas pessoas, inclusive alguns capixabas, desconhecem: “A ideia é a gente tentar fazer com que essa discussão aconteça, porque estamos vendo a pressa para a licitação desses parques. Como são zonas críticas de conservação, é preciso ter muito cuidado. Ninguém quer atrapalhar a economia, muito pelo contrário. A gente quer lembrar que, sem vida, nada existe”.
O evento é organizado em parceria com o projeto Oficina da Terra, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA).
Palestrante
Hugo Cavaca possui graduação em Ciências Biológicas pela Ufes e mestrado em Ecologia de Ecossistemas. É especialista em Ecologia e Gestão Ambiental, com experiência na área de Ecologia e Recursos Naturais, Unidades de Conservação, Gestão Ambiental e Proficiência em Gestão Pública na Área Ambiental. Cavaca foi gerente do antigo Parque Estadual de Setiba (atual Parque Estadual Paulo César Vinha), localizado em Guarapari, entre os anos de 1980 e 1990.
“Todos estão convidados a se unir à nossa causa, somando forças e cuidando do futuro com amor a humanos e não humanos. A informação é a chave para a superação dos maiores desafios do nosso tempo”, conclui Frade.
Texto: Adriana Damasceno