O Departamento de Filosofia da Ufes promove, no dia 16 de novembro, o lançamento coletivo de cinco livros escritos pelos professores Gilmar Bonamigo e Fernando Pessoa. O evento é aberto ao público e será realizado às 18h30, no auditório do prédio IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras.
Em Corpo e Faca em João Cabral de Melo Neto, Pessoa dialoga com a poesia de Melo Neto a partir do pensamento dos filósofos Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger. Já em Filosofia Poemática – Um Coração Ético no Seio da Razão, Gilmar Bonamigo busca ultrapassar a linguagem muitas vezes fria e seca da filosofia praticada e se volta para a reflexão de temas que integram o cotidiano das pessoas.
Bonamigo também lança a trilogia O Percurso da Educação Humana, que aborda a arqueologia da violência, desdobra-se em uma análise do humano sob a lógica do cuidado e conclui com reflexões sobre a educação como um movimento moral concreto. A obra utiliza a filosofia como base para estudar os fenômenos dos comportamentos humanos através de análises históricas da educação, violência e suas relações com as interações na humanidade. Durante o evento de lançamento, os presentes poderão adquirir os livros.
Sobre os autores
Graduado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Fernando Mendes Pessoa é mestre em Comunicação e Filosofia, e doutor em Filosofia, também pela UFRJ. Atualmente é professor titular da Ufes e participa da linha de pesquisa Pensamento e linguagem, com pesquisas em Heidegger e Nietzsche, principalmente sobre os temas linguagem, verdade, liberdade, arte e poesia.
Gilmar Francisco Bonamigo é licenciado, bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Educação pela Ufes. É professor associado e suas pesquisas dão ênfase à História da Filosofia, principalmente nas seguintes áreas e autores: Emmanuel Lévinas (ética, metafísica, antropologia filosófica); Paul Ricoeur (hermenêutica); Janusz Korczak (educação moral); Mohandas Gandhi (violência, não-violência); Zygmunt Bauman, Boaventura de Sousa Santos, Eric Weil (indivíduo, sociedade, estado, globalização); Jean-Paul Sartre (fenomenologia existencial); Martin Buber (filosofia do diálogo) Mircea Eliade (fenomenologia da religião); Paulo Freire (pedagogia).