fbpx
Início > Profissionais de enfermagem promovem um amplo protesto contra decisão do STF, que suspendeu piso salarial

Profissionais de enfermagem promovem um amplo protesto contra decisão do STF, que suspendeu piso salarial

A manifestação dos profissionais de enfermagem foi representativa e parou por completo a Terceira Ponte, entre o meio da tarde e noite desta segunda-feira. Veja trechos do ato neste vídeo | Vídeo: Canal do Grafitti News/YouTube

Os profissionais de enfermagem promoveram uma expressiva manifestação em Vitória (ES) contra a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial dos enfermeiros em atendimento a pedido feito pelos grandes empresários da “indústria” de hospitais, que não querem ver sua elevada lucratividade diminuída. Centenas de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras paralisaram a Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha na defesa do piso salarial proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República.

Barroso quer que em um prazo de 60 dias seja dito qual é a fonte de recursos para o pagamento dos salários. Pela Lei 14.434/2022.ficou estabelecido um piso salarial de piso de R$ 4.750,00 para os enfermeiros; 70% desse valor aos técnicos de enfermagem; e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras. A decisão de Barroso, que favoreceu às federações patronais que foram a Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde), autora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, causou estranheza por ter sido tomada neste último feriado de domingo (4), ao invés de ser em um dia de semana, quando o STF funciona normalmente.

O Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo (Sindienfermeiros) comunicou que a manifestação foi feita de forma espontânea pela categoria, que combinaram o ato através de aplicativos de mensagens Telegram e WhatsApp, uma vez que a entidade sindical precisa cumprir os prazos legais. Um sindicato precisa formalizar um prazo, com antecedência, para a realização de uma assembleia deliberativa. E o que for decidido, precisa ter outro prazo para informar sobre uma greve, por exemplo.

Manifestação

A manifestação reuniu os profissionais de enfermagem na Praça do Papa, no início da tarde. Às 15 horas foi dado início a caminhada em direção a Terceira Ponte, que foi interditada. Já anoitecendo, os manifestantes retornaram e fizeram um ato em frente à Assembleia Legislativa, local já combinado para a realização de uma nova manifestação nesta terça-feira (6), a partir das 15 horas. O trânsito na Terceira Ponte somente começou a se movimentar a partir das 19h10 desta noite de segunda-feira (5).