O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) assinou um termo de cooperação técnica e acadêmica com o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Economia (PPGEco) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nesta quarta-feira (1º), parceria para facilitar o desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos entre servidores da Corte e os acadêmicos da área.
A ação foi coordenada pela Escola de Contas Públicas (ECP) e pela Coordenação do PPGEco, que é o único programa de doutorado do Estado, reconhecido pela Capes com nota 4. O termo de cooperação ficará vigente por 60 meses, ou seja, 5 anos.
Por meio dele, o TCE-ES incentivará o aperfeiçoamento acadêmico dos servidores para participar do processo seletivo de mestrado e doutorado, autorizar a participação em eventos técnicos e científicos na área de conhecimento do Programa, e poderá disponibilizar dados para elevar a produção científica dos servidores e dos docentes da Ufes, entre outras ações.
O presidente da Corte de Contas, conselheiro Rodrigo Chamoun, destacou que este convênio é mais um passo dado na trajetória de muito desenvolvimento tecnológico e investimento na capacitação dos servidores para o cumprimento do papel do Tribunal, de ser o guardião da Administração Pública, e de seguir os pilares fundamentais da gestão fiscal responsável, garantia das políticas públicas sociais e da eficiência das aquisições governamentais.
O conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, diretor da Escola de Contas, também comemorou a parceria. “Quero agradecer a todos que tiveram participação em construir esse convênio, continuar essa cooperação técnica, que é mais um instrumento que vamos poder oferecer aos nossos servidores para se qualifiquem ainda mais e deem respostas à nossa sociedade”, disse.
Reitor da Ufes
Para o reitor da Ufes, Paulo Sérgio de Paula Vargas, a universidade dá um passo importante, pois valoriza o trabalho com parcerias, compartilhando experiências.
“A partir dessa associação com o TCE-ES, também fortalecemos o grupo do nosso programa de pós-graduação, pois abre-se a possibilidade de avançar com novos estudos específicos, inclusive com investigações de interesses comuns no ponto de vista da pesquisa, além de abrir a oportunidade para capacitar melhor o pessoal que hoje já atua no Tribunal, e aproveitar a experiência adquirida pela Corte no controle externo, nesse trabalho de mão dupla”, disse o reitor
Como funcionará
Com o acordo firmado, o TCE-ES e a Ufes se comprometem, conjuntamente, a fomentar e fortalecer os grupos de pesquisas relacionados à área e às linhas de pesquisa do programa de Pós-graduação em Economia da Ufes, possibilitando inclusive a participação de servidores do TCE-ES em trabalhos científicos, desde que em co-orientação, como também para a publicação em revistas nacionais e internacionais, e em eventos.
Também poderão ser desenvolvidas pesquisas científicas pelos alunos do mestrado e doutorado de maneira cooperada entre a Ufes e o TCE-ES, na linha do programa. Além disso, temas de pesquisa que respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região e do Brasil poderão ser propostos.