O Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE/Ufes), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Ufes, realizou nesta quinta-feira, 14, sua milésima defesa de dissertação de mestrado. A pesquisa “A configuração da governança do arranjo institucional do Paes e os desafios da difusão de modelos na federação brasileira” foi defendida pelo mestrando Saulo Andreon.
A banca examinadora foi formada pelos professores Gilda Cardoso e Wagner dos Santos, do PPGE, e Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas.
Na foto, Saulo Andreon, Wagner dos Santos e Gilda Cardoso (em pé), e Fernando Abrucio (ao fundo, na tela).
Santos, que também é coordenador do PPGE, destaca que a milésima defesa de dissertação foi celebrada em um ano muito especial, já que o programa comemora este ano 45 anos de existência. “Esta defesa é um acontecimento significativo, que celebra a sua história e trajetória”, afirma.
O PPGE foi criado em 1978, sendo o primeiro programa de pós-graduação da Ufes. Atualmente, é o único do Estado a ofertar o curso de doutorado em Educação, além de ser um dos três programas da Ufes que possuem nota 6 na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“O programa foi avaliado como um Programa de Excelência Internacional. Atualmente o PPGE possui 87 mestrandos e 147 doutorandos matriculados”, acrescenta Wagner dos Santos. Desde a sua criação, o PPGE já formou mil mestres e 360 doutores.
O programa possui parceria com diferentes países, dentre eles: Espanha, Chile, Itália, China, Uruguai, Alemanha, Austrália, França, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal e México. Sua infraestrutura é composta por dez Núcleos de Pesquisa e Extensão e quatro linhas de pesquisa: Educação e Linguagens; Educação, Formação Humana e Políticas Públicas; Docência, Currículo e Processos Culturais; e Educação Especial e Processos Inclusivos.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)