A proposta é uma iniciativa da usina siderúrgica Simec Cariacica, onde são feitas oficinas, palestras, passeios e confraternizações. Além disso, os idosos participantes têm a oportunidade de estreitar os vínculos e fazer novas amizades

Depois do tradicional recesso de final de ano, os idosos do projeto Digna Idade estão de volta às atividades. Os encontros na Unidade Básica de Saúde de Jardim América, em Cariacica (ES), foram retomados neste úlrimo mês de março, acontecendo toda quinta-feira, das 8h30 às 10h, numa iniciativa da usina siderúrgica Simec Cariacica em parceria com a Prefeitura municipal.
A participação é gratuita. Para integrar o grupo, basta comparecer ao local no dia e horário das reuniões. Atualmente, o projeto conta com cerca de 30 idosos, que, juntos, fazem oficinas, palestras, passeios e confraternizações. Além disso, eles têm a oportunidade de estreitar os vínculos e fazer novas amizades.
Apoio de voluntários
Todo o trabalho é desenvolvido com o apoio de voluntários, que dedicam parte do seu tempo para levar amor, atenção e acolhimento às pessoas da terceira idade. Entre os voluntários estão empregados da Simec Cariacica de diferentes setores.
Uma das atividades que marcou o ano de 2024 foi a visita ao Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano. A Simec Cariacica providenciou o transporte e levou os idosos para um dia de contato na natureza. No local, eles tiveram a oportunidade de ver de perto mais de 150 espécies de animais, incluindo algumas ameaçadas de extinção.
O gerente de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da Simec Cariacica, Wanderson Climaco, afirma que o projeto é realizado no município há quase duas décadas. “Em 2025, o Digna Idade completa 20 anos. É uma iniciativa que nos deixa orgulhosos porque são muitos os relatos de idosos que tiveram as suas vidas transformadas após a participação nos encontros. Eles se tornam mais ativos, mais saudáveis de corpo e mente e, consequentemente, mais felizes”.