O intuito é contribuir para maior sobre acesso ao portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um dos maiores acervos científicos virtuais do País

Dezoito estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, atendidos pelo Instituto Xavier de Desenvolvimento Socioprofissional (IXDS), localizado na Serra, realizaram no campus de Goiabeiras o minicurso Portal de Periódicos da Capes para Todos. Eles, juntamente com dois tutores, foram recebidos por 26 estudantes do 6º período do curso de Administração Diurno, matriculados na disciplina Administração e Ciência, e aproveitaram a visita para conhecer diversos espaços do campus.
A oferta do minicurso faz parte de um projeto de extensão coordenado pela professora do Departamento de Administração Glicia Vieira, que tem o objetivo de universalizar o uso do Portal para a Educação Básica, possibilitando para alunos e professores o acesso à informação científica.
A professora ressalta que o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, reunindo e disponibilizando para a comunidade acadêmica brasileira conteúdos produzidos por instituições nacionais e por editoras internacionais. Ela lembra que o acesso ao conteúdo pago é restrito a estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior ou de instituições federais vinculadas aos programas de pós-graduação recomendados pela Capes e em funcionamento, mas professores, pesquisadores, alunos e funcionários de outras instituições que queiram acessar o Portal podem consultar os conteúdos de acesso livre ou procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima para ter acesso ao conteúdo pago.
“Entretanto, ainda não existem treinamentos específicos sobre o Portal de Periódicos da Capes e as bases de dados assinadas, voltados para o público da Educação Básica. Assim, o objetivo do projeto de extensão foi desenvolver um minicurso específico para esse público, indicando materiais e bases de dados que podem ser utilizados pelos estudantes da Educação Básica para fins de estudos e trabalhos escolares”, explica Glicia Vieira.
Ela afirma ainda que o projeto busca mostrar aos professores da Educação Básica que eles podem enriquecer suas práticas pedagógicas com materiais científicos disponíveis no Portal, como fotografias e imagens para download, mapas e atlas coloridos, vídeos, livros e revistas sobre diversos assuntos. Já os estudantes podem desenvolver habilidades de pesquisa desde cedo, tendo acesso a materiais didáticos de qualidade para a produção de trabalhos escolares e para estudos.
“Ao direcionar um treinamento específico para este público, professores e estudantes em escolas com menos recursos poderão acessar materiais que, de outra forma, estariam fora de seu alcance. É uma forma de reduzir a desigualdade no acesso à informação científica de qualidade e na aprendizagem”, destaca.
A professora afirma ainda que a participação dos estudantes de graduação da Ufes no projeto também possibilita à turma “uma experiência prática que complemente sua formação teórica sobre estratégias de busca de itens bibliográficos, em fontes de dados, para a construção do conhecimento científico”.
Visita ao campus
Além do minicurso, os jovens e seus tutores também puderam conhecer alguns espaços do campus de Goiabeiras. A rota da visita incluiu Teatro da Ufes, Cine Metrópolis, Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), Livraria da Ufes, Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Planetário de Vitória e Núcleo de Línguas. No Centro de Educação Física e Desportos, o grupo conheceu a pista de Atletismo, o Parque de Aventuras e a academia de ginástica. Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Ciências da Vida (MCV), onde receberam orientações especializadas dos monitores do museu.
Toda a programação foi preparada e conduzida pelos estudantes de Administração, sob a orientação da coordenadora do projeto e professora da disciplina.
“A mensagem dos estudantes de graduação da Ufes para os estudantes da Educação Básica foi a de que a Educação nos empodera, transforma nossas vidas, nos mantém de mente aberta, nos leva mais longe. É um bem precioso que jamais será subtraído de quem a possui; a Ufes é uma realidade a ser alcançada, ela é para todos”, concluiu Vieira.
Texto: Com informações da coordenação do projeto