O projeto prevê fazer análise pH em água, teor de cálcio, magnésio, alumínio, acidez potencial, entre outros elementos. A partir daí, o produtor saberá como se encontra o solo de sua propriedade e as necessidades que vai precisar a partir daí

A produtividade das lavouras depende de um solo equilibrado e bem nutrido. Por isso, conhecer a composição química e física do terreno, e fazer os ajustes quando necessário, é uma etapa crucial para o desenvolvimento da atividade agrícola. Essas informações podem ser obtidas a partir da análise de solos, um serviço ofertado por um projeto de extensão da Ufes.
O Laboratório de Solos (Labsolos), localizado no campus de Alegre, atua no segmento desde 1999 e é certificado pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (Selo de Qualidade PAQLF) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O espaço oferta diferentes modalidades de análise de solos, que incluem análise de rotina e verificação de micronutrientes, enxofre e matéria orgânica, além da análise de textura do solo (granulometria). O serviço é ofertado a preços abaixo do mercado, e varia de R$ 10 a R$ 30 por análise.
Produtor saberá se precisa adubar ou não
“Analisamos pH em água, teor de cálcio, magnésio, alumínio, acidez potencial, entre outros elementos. A partir disso, o produtor vai saber como se encontra o solo e as necessidades que ele terá a partir daí. Saberá, por exemplo, se vai precisar fazer uma adubação, uma calagem (para correção da acidez do solo),” explica Renato Passos, professor de Agronomia do campus de Alegre e vice-coordenador do Labsolos.
O material pode ser entregue diretamente no laboratório ou enviado pelos Correios, e a coleta do solo deve seguir alguns critérios: “O produtor faz uma coleta na profundidade de 0 a 20 cm em diferentes pontos do terreno. Depois de fazer uma amostra composta (misturando a terra coletada), ele traz parte desse material para o laboratório. São necessárias cerca de 500 gramas para realizar todas as análises, tanto física quanto química”, detalha Passos. O resultado é encaminhado ao produtor em duas semanas e, a partir disso, ele poderá fazer as correções necessárias no solo.
Serviço:
Mais informações sobre o Labsolos podem ser obtidas pelo telefone (28) 98805 6596 ou pelo e-mail rotinacca@gmail.com.
Texto: Camila Fregona