fbpx
Início > Projeto do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Ufes é premiado pela Receita Federal

Projeto do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Ufes é premiado pela Receita Federal


O projeto de extensão da Ufes orienta a população de baixa renda sobre questões contábeis e fiscais


Projeto do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Ufes é premiado pela Receita Federal | Fotos: Divulgação/Receita Federal

O projeto de extensão Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF/Ufes) foi premiado pela Receita Federal do Brasil (RFB) durante a Premiação Nacional NAF, cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 18, na Delegacia da RFB, em Vitória. O NAF/Ufes ficou entre os 30 melhores projetos do Brasil e recebeu o certificado Ouro, destinado aos Núcleos que, além de prestar assistência à sociedade, têm boas práticas registradas e comprovadas pela RFB.

Estiveram presentes na cerimônia o delegado da RFB, Eduardo Roelke; a auditora fiscal e representante regional da Cidadania Fiscal Carolina Freitas; a professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e coordenadora do NAF/Ufes, Marilia Nascimento; o pró-reitor de Extensão, Ednilson Silva; o diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Hélio Zanquetto; e a chefe do DCC, Diane Reina, além de professores e estudantes que atuam no projeto.

Critérios para premiação

A Premiação Nacional NAF escolheu os Núcleos vencedores a partir de critérios como assistências efetivas à sociedade (serviços, orientação, treinamentos e consultorias); boas práticas realizadas (ações que levem conhecimentos, serviços ou ações de solidariedade); inovação e altos estudos (projetos que criem legislação ou publiquem trabalhos acadêmico-científicos); e adesão ao Mulher Cidadã, programa do Governo Federal que orienta e capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Dentre as ações sociais realizadas pelo NAF/Ufes em 2023 estão a regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do título de eleitor; a inscrição no Cadastro de Atividade Econômica de Pessoa Física (CAEPF); e o auxílio na entrega da declaração do imposto de renda, principalmente de pescadores afetados pelo desastre do rompimento da barragem de Mariana, em 2015.

Além disso, o projeto realizou mutirões de atendimento na Associação de Pescadores de Santa Cruz, em Aracruz, e no Terminal Pesqueiro de Vitória, bem como assistência ao público geral e organização de minicursos e oficinas para microempreendedoras que participam do projeto Eva Horizontes (vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção) e durante a IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ufes).

A coordenadora do NAF/Ufes conta que a equipe recebeu o prêmio com alegria e gratidão. Para ela, o reconhecimento valida os esforços dos extensionistas enquanto educadores que atuam na formação de futuros profissionais contábeis, além de reforçar o compromisso de todos os envolvidos em fazer a diferença na vida das pessoas com poucos recursos financeiros na busca pelo exercício da cidadania. “Agradecemos à Receita Federal pela cooperação e por reconhecer a importância de apoiar aqueles que estão buscando prosperar, mesmo diante de muitos desafios. Esperamos ampliar nossos atendimentos, contando com o apoio institucional da Universidade”, diz Nascimento.

Atendimentos

O NAF/Ufes segue realizando atendimentos gratuitos individuais às segundas-feiras, das 16 às 19h; às terças-feiras, das 8 às 12h e das 14 às 19h; às quartas-feiras, entre 16 e 19h; e às quintas-feiras, das 14 às 19h, na sala 10 do DCC (campus de Goiabeiras).

Os contribuintes são atendidos por ordem de chegada para, dentre outras coisas, realizarem serviços de inscrição e regularização do CPF; elaboração da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF); e receberem orientações sobre regularização de Microempreendedor Individual (MEI).

Serviço:

Dúvidas podem ser tiradas por este e-mail ou pelo WhatsApp do projeto (27) 98129-9656. Mais informações sobre as atividades desenvolvidas estão disponíveis no Instagram do NAF/Ufes.

Texto: Adriana Damasceno