fbpx
Início > Projeto vai digitalizar acervo fotográfico do Centro de Memórias do Curso de Enfermagem da Ufes

Projeto vai digitalizar acervo fotográfico do Centro de Memórias do Curso de Enfermagem da Ufes


A idealização de promover a digitalização das fotos veio com o fato de que o curso completará 50 anos no ano que vem e que, diante de grande volume do acervo, passou a ser sentida a necessidade de ter o arquivo digitalizado para a melhor divulgação da história da Enfermagem
 


Projeto vai digitalizar acervo fotográfico do Centro de Memórias do Curso de Enfermagem da Ufes | Foto: Ufes

As novas gerações de estudantes e profissionais do Departamento de Enfermagem da Ufes poderão conhecer momentos históricos vividos no curso com um novo projeto iniciado neste mês. Trata-se da digitalização do acervo do Centro de Memórias do Curso de Enfermagem (Cemenf/Ufes), realizado em parceria com a Secretaria de Cultura da Universidade (Secult/Ufes) e coordenado pelo arquivista Marcello Furtado com apoio do professor André Malverdes, do Departamento de Arquivologia.

O projeto disponibilizará, na plataforma AtoM, fotografias que retratam eventos acadêmicos, solenidades, professores pioneiros do curso e artefatos e mobiliários utilizados na profissão, doadas por docentes e egressos do curso. Iniciado na última semana, o trabalho está na fase de descrição das fotos, que já totalizam mais de duas mil. “Com o projeto em curso, continuamos recebendo doações de fotos antigas”, afirma a professora Roseane Vargas, que coordena o Cemenf juntamente com a professora Daniela Malta.

“A ideia de digitalizar as fotos surgiu a partir da demanda de divulgar a história do nosso curso que, em 2026, completará 50 anos de existência. Sentimos a necessidade de profissionalizar a organização do nosso acervo, e optamos por iniciar pelas fotografias”, afirma.

Outros itens

Além das fotos, o Cemenf detém mobiliários, documentos, pinturas, indumentárias, bonecas e outros itens ligados à prática da enfermagem no estado. Vinculado ao Departamento de Enfermagem, o Cemenf foi criado em 2009 com o objetivo de fortalecer a história da enfermagem capixaba, consolidando um trabalho desenvolvido desde 1999 pela professora aposentada Elda Bussinguer, que durante uma década reuniu documentos históricos e iconográficos.

A conclusão do projeto deve acontecer até setembro deste ano, segundo o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. “Montamos um plano de ação e atividades estruturantes para atender o tratamento técnico do importante acervo do Cemenf, e estamos apoiando organização, catalogação, digitalização e descrição das fotografias, disponibilizando pessoal capacitado tecnicamente para desenvolvimento das atividades propostas”, explica o secretário.

Para Borges, a parceria com o Cemenf é também uma forma de fortalecer os laços com o Centro de Ciências da Saúde (CCS), local em que as atividades do curso de Enfermagem são desenvolvidas. “Queremos contribuir para a potencialização e a difusão dessas atividades”, diz. Mais informações sobre o Cemenf/Ufes estão disponíveis no perfil do Centro no Instagram.

Texto: Leandro Reis