Outras duas cidades capixabas estão nesta edição do evento: Vila Velha e São Mateus
O Pint of Science Brasil, um festival mundial de divulgação científica, onde neste ano tem a sua versão brasileira sediada em Santa Teresa (ES), foi iniciado nesta última segunda-feira (13). Segundo os organizadores, o encontro é um convite a quem deseja conhecer o fascinante mundo da pesquisa, de maneira descontraída e interativa. São 179 municípios brasileiros participando nacionalmente, em uma festividade de ciência onde o brinde será com cerveja.
Este ano, o Brasil lidera a participação no evento, com atividades em 179 cidades de todas as regiões do país, ficando à frente de países europeus como Espanha e França. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
O Pint of Science Santa Teresa é organizado pela Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) e acontece de 13 a 15 de maio, de 19h às 21h, simultaneamente em três estabelecimentos: Bar Elite, Red Rock Music Pub e Espetaria Teresense. A programação completa da programação na cidade pode ser acessada no link: https://pintofscience.com.br/events/santa-teresa.
Roda de conversa científica dentro de um bar
Na famosa Rua do Lazer, em Santa Teresa, cidade da região serrana do Espírito Santo, no tradicional Bar Elite, a botânica Julia Meirelles, o herpetólogo João Victor Andrade de Lacerda e ecólogo José Eduardo Mantovani, pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), estarão numa descontraída roda de conversa sobre ciência, com o tema “Preservando nosso lar: desafios e soluções para o meio ambiente”.
Esse bate-papo científico acontece nesta quarta-feira (15), das 19 às 21 horas., no encerramento do Festival Pint of Science. Além de Santa Teresa, outras duas cidades capixabas estão nesta edição do evento: Vila Velha e São Mateus.
“Nossa casa, o planeta Terra, enfrenta desafios ambientais sem precedentes. A crise climática e a perda de biodiversidade exigem que estejamos informados e engajados em encontrar soluções inovadoras para preservar nosso ambiente. Nessa conversa, os pesquisadores vão abordar questões que necessitam atenção e ação imediata”, diz texto do INMA na divulgação do evento em seu portal oficial.
O INMA, cuja sede nacional se localiza em Santa Teresa, é um órgão federal vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como missão “realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas suas áreas de atuação, relacionadas à Mata Atlântica.”
O INMA atua para a “compreensão e disseminação de processos que levem ao desenvolvimento sustentável e integrado – sociedade e ambiente – especialmente no domínio da Mata Atlântica. E tem como atuação o conhecimento da biodiversidade; conservação e uso sustentável; coleções biológicas e educação e difusão.
Serviço:
Saiba mais sobre o Pint of Sciente Brasil no link https://pintofscience.com.br/.