A Receita Federal em Vitória, no Espírito Santo, enviou nesta semana 30 toneladas de cigarros importados apreendidos para uma fábrica, onde o papel das embalagens já começou a ser separado do fumo. A medida faz parte do programa Receita Cidadã, que visa destinar mercadorias apreendidas “para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social com ações benéficas para toda a sociedade.”
Os cigarros apreendidos na capital capixaba foram enviados inicialmente para Foz do Iguaçu para serem reciclados e terem o fumo prensado, transformado em pellets, para posteriormente ser encaminhado para a fábrica da Brasfertil Fertilizantes, em Apucarana (PR), onde será convertido em 18 toneladas de adubo.
Valor avaliado em R$ 4,6 milhões
Todo o material foi apreendido em operações conjuntas de fiscalização da Receita Federal, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, e está avaliado em mais de R$ 4,6 milhões.
A equipe da Alfândega da Receita Federal em Vitória acompanhou o deslocamento das duas carretas com 966.523 maços de cigarro até o destino final e contou com escolta da Polícia Rodoviária Federal.
A destinação de mercadorias faz parte do Programa “Receita Cidadã: uma Receita de Transformação Social”, no qual a Receita Federal realiza ações em prol da sociedade, com vistas à sustentabilidade e promoção do bem-estar social.