fbpx
Início > Reitor da Ufes busca ampliar atuação da Universidade em projetos nacionais da área ambiental

Reitor da Ufes busca ampliar atuação da Universidade em projetos nacionais da área ambiental

Reitor da Ufes busca ampliar atuação da Universidade em projetos nacionais da área ambiental | Foto: Divulgação/Ufes

Firmar parcerias para que o conhecimento produzido pela Ufes na área de meio ambiente possa auxiliar projetos em âmbito nacional nas áreas de pesca e de preservação da biodiversidade brasileira.

Foi com este propósito que o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e o o superintendente da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo Filho , se reuniram nesta quarta-feira, 8, em Brasília, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o coordenador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),João Carlos Thomé, e a coordenadora geral de Gestão Costeira e Planejamento Espacial Marinho do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marinnez Scherer.

No Ministério da Pesca e da Aquicultura, o reitor apresentou o programa Estatísticas Pesqueiras do Espírito Santo, desenvolvido pela equipe do professor Maurício Hostim, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus. O programa analisa a dinâmica da pesca artesanal e industrial por meio da estatística pesqueira dos principais portos de desembarque do estado, um trabalho conjunto que fortalece a compreensão e gestão da pesca, promovendo o entendimento e a sustentabilidade pesqueira na região.

“Estamos buscamos uma aproximação entre o governo federal e a Ufes, que já faz o monitoramento continental da pesca, assim como da importância das atividades pesqueiras, no âmbito econômico e social do Espírito Santo. Podemos atuar na definição de estratégias em vários setores da economia do mar da chamada Amazônia Azul. Nossa intenção é ampliar o relacionamento da Universidade com essas instituições, porque temos expertise para auxliar nesses projetos”, destacou o reitor.

Já no ICMBio, a reunião tratou sobre a gestão costeira e o planejamento espacial marinho, além da elaboração de um acordo de cooperação entre o ICMBio e a Ufes para auxiliar em projetos de proteção da biodiversidade brasileira de responsabilidade do instituto.

Acompanharam o reitor da Ufes e o superintendente da Fest nas reuniões a pró-reitora de Planejamento, Cristina Engel; o professor Maurício Hostim; e a a gerente de Projetos da Fest, Patrícia Bourguignon.

Texto: Thereza Marinho