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Revista Brasileira de Contabilidade terá destaque especial em encontro nacional de jovens líderes contábeis

A publicação é de responsabilidade do CFC | Imagens: Divulgação

Por Lorena Molter/Comunicação CFC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) vai ganhar um espaço especial no estande do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na Feira de Negócios do 5° Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis (5° ENJLC). O evento acontece nos dias 20 e 21, no Riocentro, localizado no Rio de Janeiro (RJ), e promete ser um dos maiores da história das Ciências Contábeis.

No espaço, os participantes do 5° ENJLC poderão ver, em primeira mão, a edição especial da RBC que tem como tema “Educação Financeira e Contabilidade: Perspectivas e Avanços”. O lançamento do exemplar faz parte da programação do encontro. No mesmo local, também será possível conhecer mais sobre a revista, a sua história e as regras para envio de artigos.

A edição especial da revista aborda a Educação Financeira focada nos seguintes temas de análise: Educação Financeira e Alfabetização Financeira; Educação Financeira e Finanças Pessoais; Educação Financeira e Consumo Consciente; Educação Financeira e Mercado Financeiro; Educação Financeira e as Organizações; Educação Financeira e a Lei do Superendividado; Educação Financeira e os Impactos da Pandemia; Educação Financeira e Finanças Comportamentais; Educação Financeira, Educação Fiscal e Cooperativismo; e Políticas Públicas em Educação Financeira.

Sobre a RBC:

Fundada em 1912, a RBC é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no país. A publicação tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil. Para ler outras edições da RBC, clique aqui.  (   https://cfc.org.br/edicoes-anteriores-revista-brasileira-de-contabilidade/    ) 

Desde a sua criação, a RBC já passou por três fases distintas:

1ª fase (1912 a 1920): Fruto de uma Sociedade Anônima, a RBC foi dirigida por Carlos de Carvalho, Horácio Berlink e José da Costa Boucinhas. A iniciativa foi apoiada por Francisco D´Áuria, Carlos Levy Mogano, Raymundo Manchi e Emílio de Figueiredo. Carlos de Carvalho foi o primeiro editor da RBC e com o seu falecimento e o de José da Costa Boucinhas, a sociedade foi extinta e a RBC parou de circular.

2ª fase (1929 a 1932): A RBC voltou a circular graças à iniciativa de Francisco D´Áuria, Ubaldo Lobo, João Salustiano de Campos, Paulo Lyra Tavares e Hugo da Silveira Lobo. Nessa segunda fase, a RBC já era impressa em papel de excelente qualidade. Em 1932, a RBC deixou de circular em razão de problemas financeiros e em face do falecimento de alguns de seus diretores.

3ª fase (1971 aos dias atuais): Em 1971, iniciou-se uma nova fase da RBC. A partir de então, ela passou a ser patrocinada pelo Conselho Federal de Contabilidade, à época sediado na cidade do Rio de Janeiro, passando a RBC a constituir-se no órgão de divulgação oficial do CFC. Sua circulação era trimestral, com impressão da capa em 4 cores e o miolo em uma cor. Em 1990, no mês de agosto, quando circulou a edição nº 72, na gestão do Presidente do CFC, Ivan Carlos Gatti, a RBC ganhou um novo visual gráfico, impressão em 4 cores. Nessa fase deu-se início ao sistema de assinaturas, visando tornar a RBC auto-suficiente. Atualmente, a RBC vem alcançando a cada nova edição aprimoramento técnico e visual, seguindo tendências modernas de diagramação e passando a conter, além de artigos técnicos, entrevistas e reportagens sobre matérias de grande interesse para a profissão contábil.

Em todas as suas fases, a RBC manteve-se fiel aos seus objetivos, veiculando artigos técnicos de ilustres profissionais da Contabilidade, os quais vêm contribuindo ao longo dos anos para o desenvolvimento das Ciências Contábeis no País.