Após ter registrado três vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) para uso de seres humanos, a Rússia saiu na frente a está anunciando o registro da primeira vacina contra o Covid-19 para uso veterinário. É a Carnivac-Cov, voltada para cães, gatos, visions, martas e raposas árticas. Recentemente, a Dinamarca, um dos maiores produtores mundiais de visions sacrificou mais de 10 milhões, devido a uma mutação do Covid-19 que atingiu os animais.
No caso de cães e gatos, eles são contaminados pelo coronavirus por receberem o vírus do ser humano, mas ao ser infectado não repassa para o homem. A vacina é uma proteção para os animais. A vacina russa contra o coronavírus é projetada para animais vulneráveis à infecção, principalmente gatos, cães e visions. O imunizante foi desenvolvido pelo Centro Federal de Saúde Animal da Rússia.
A vacina não mostrou efeitos colaterais durante os testes feitos com cães, gatos, raposas árticas, martas, raposas e outros animais envolvidos nos ensaios clínicos de Carnivac-Cov, que começou em outubro do ano passado. Os resultados dos testes nos permitem concluir que a vacina é inofensiva para os animais e tem alta atividade imunogênica, com anticorpos coronavírus desenvolvendo-se em 100% dos casos”, disse à agência russa de notícias Konstantin Savenkov, chefe adjunto da Rosselkhoznadzor.
Produção
A Rússia planeja iniciar a produção em massa de Carnivac-Cov a partir deste mês. De acordo com a Rosselkhoznadzor, empresas da Grécia, Austrália, Polônia, Canadá, Estados Unidos e Cingapura mostraram interesse em adquirir a vacina Covid-19 para animais. De acordo com o laboratório há múltiplos relatos de animais de estimação contraindo o coronavírus em diferentes partes do mundo.
Além da vacina para animais, a Rússia registrou outras vacinas contra o coronavírus para humanos. Chamada Sputnik V, essa foi a primeira vacina registrada em agosto do ano passado. A segunda vacina, EpiVacCorona, foi registrada em outubro de 2020. A terceira vacina russa contra o coronavírus, CoviVac, foi registrada em fevereiro deste ano.